café brasileiro

A imprevisibilidade das condições climáticas extremas representa uma ameaça para a saúde das plantações de café. (Foto: Envato Elements)

Café brasileiro pode ficar mais caro por conta dos efeitos do El Niño

Por: Redação | Em:
Tags:, ,

Os futuros do café arábica, que chegaram a uma mínima de sete meses antes de agosto deste ano, estão em processo de recuperação desde do dia 30 do último mês. Esse processo é motivado por crescentes preocupações relacionadas ao fenômeno climático El Niño, que poderia resultar em condições meteorológicas adversas, incluindo temperaturas elevadas e chuvas irregulares, impactando Brasil e Colômbia, dois grandes produtores.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


De acordo com a meteorologista Nadiara Pereira, do Climatempo, o El Niño, que ocorre pela primeira vez em quase quatro anos, tem o potencial de elevar as temperaturas e reduzir a quantidade de chuvas nas próximas semanas no Brasil. Essa diminuição das chuvas também é motivo de preocupação para a Colômbia, que é a segunda maior produtora de café arábica.

A imprevisibilidade das condições climáticas extremas representa uma ameaça para a saúde das plantações de café nas principais regiões produtoras desses dois países. As chuvas desencadearam o florescimento das plantas de café no Brasil, como observou o analista Carlos Mera, do Rabobank

No entanto, existe possibilidade de que a falta de chuvas contínuas possa comprometer esse florescimento, o que, por sua vez, teria impactos negativos na próxima safra, programada para começar em maio.

Os futuros de café arábica na bolsa de Nova York registraram uma queda acentuada entre abril e meados de agosto, devido a uma colheita abundante no Brasil e ao aumento das exportações. No entanto, no dia 30 de agosto, o preço do café subiu até 1,9%, atingindo a marca de US$ 1,5595 por libra-peso.

Além disso, o risco de temperaturas excessivamente altas relacionadas ao El Niño também pode afetar a produção brasileira de café robusta no próximo ano, como observou o analista Fernando Maximiliano, da StoneX

A variedade de café robusta, também conhecida como conilon, que é utilizada na produção de café instantâneo, já está enfrentando escassez devido à redução das exportações do Vietnã e da Indonésia.

*Com informações do Bloomberg Línea.

Saiba mais:

Agronegócio brasileiro quadruplica exportações com suporte financeiro

BB disponibiliza maior crédito rural da história para o agro em agosto

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas