Ícone do site TrendsCE

Complexo do Pecém tem aporte aprovado para obras de inclusão do hidrogênio verde

complexo do pecém e h2v

Hydrogen H2 Renewable alternative green eco energy concept Modern technology Ecological future Sustainable Clean energy storage system. 3d render

A Cofiex, Comissão de Financiamentos Externos, na última quarta-feira (06), deu sinal verde para um financiamento de US$ 90 milhões destinado a melhorias na infraestrutura do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). As melhorias visadas pela entidade vinculada ao Ministério do Planejamento e Orçamento, são necessárias para o desenvolvimento do hub de hidrogênio verde (H2V). Além do financiamento, o Cipp também irá disponibilizar uma contribuição de US$ 10 milhões.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


As obras abrangem a instalação da infraestrutura básica para os corredores de utilidades e acesso à produção de hidrogênio limpo no Complexo do Pecém, a expansão do Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT) no Porto e a expansão do Píer 2 do terminal portuário destinado ao H2V e seus derivados.

“Assinamos, até o momento, 32 memorandos de entendimento para firmar o compromisso para a instalação de empreendimentos na área no Estado. Esse recurso vai garantir mudanças estruturais no Complexo Industrial, permitir a transição de projetos-piloto para a escala industrial de H2V.”

Elmano de Freitas, governador do Ceará.

Atenção de investidores

Elmano de Freitas, governador do Ceará, expressou, por meio das redes sociais, a alegria pela aprovação do financiamento e mencionou que está mantendo diálogos com empresas que possuem interesse em investir na cadeia de hidrogênio verde no estado.

Hugo Figueredo, O presidente do Complexo do Pecém, ressaltou a relevância desse investimento, afirmando que as iniciativas têm o potencial de reduzir os riscos percebidos por desenvolvedores e financiadores privados, acelerando a transição de projetos-piloto para uma proporção industrial, o que implica em investir em capacidades e infraestrutura compartilhadas para facilitar a implantação efetiva da cadeia de gerenciamento verde no Ceará.

*Com informações do Diário do Nordeste.

Saiba mais:

Movimento brasileiro pelo hidrogênio verde chama atenção do Reino Unido

Urgência na regulamentação do hidrogênio verde é consenso

Sair da versão mobile