Ícone do site TrendsCE

Fortaleza é 1º lugar do Brasil em empreendedorismo no Ranking Connected Smart Cities

fortaleza primeiro lugar em empreendedorismo

Fortaleza conquistou o primeiro lugar no Brasil na categoria Empreendedorismo do Ranking Connected Smart Cities. Este ranking avalia as cidades com os melhores indicadores de desenvolvimento inteligente, sustentável e humano. A iniciativa é uma colaboração entre a Urban System e Necta


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Além do reconhecimento em empreendedorismo, Fortaleza também se destacou na quarta posição em Tecnologia e Inovação, na décima primeira em Mobilidade e na décima oitava posição no ranking geral. No que diz respeito à região Nordeste, Fortaleza se classificou como a segunda melhor cidade e liderou na categoria Tecnologia e Inovação. A capital cearense também subiu da 11ª para aposição entre as cidades com mais de 500 mil habitantes.

“O prêmio é um grande reconhecimento dos esforços da Prefeitura de Fortaleza em promover inovação e desenvolvimento inclusivo na cidade. Estamos fazendo investimentos significativos em políticas públicas que têm transformado a vida dos fortalezenses. O primeiro lugar na categoria empreendedorismo reflete não apenas a capacidade e a dedicação de nossa população ao trabalho, mas também é resultado de um trabalho consistente para desburocratizar serviços e implementar ações de incentivo fiscal, contribuindo para um ambiente de negócios favorável na cidade.”

José Sarto, prefeito de Fortaleza.

Empreendedorismo e inovação

O Ranking faz parte da Plataforma CSC, fundada em 2015, que se tornou uma referência no Brasil em desenvolvimento de cidades inteligentes, sustentáveis e mobilidade urbana. No total, são avaliados 11 eixos temáticos e 75 indicadores.

Durante a premiação, foram destacados os resultados de Fortaleza nas áreas econômica e social, o que inclui a consolidação da capital como o município com o maior Produto Interno Bruto (PIB) na região Nordeste. Além disso, programas como Juventude Digital, a participação no programa Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (Bici) e o crescimento do número de startups na cidade foram elogiados como fatores distintivos da capital cearense.

Luís Alberto Sabóia, presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), comemorou a posição destacada da capital no ranking e ressaltou que essa conquista é resultado de um esforço contínuo no investimento em inovação. “Isso é fruto de um trabalho árduo em capacitação tecnológica, incluindo iniciativas como o Juventude Digital, o programa Fortaleza Bilíngue e políticas de desenvolvimento econômico. Essas ações criam um ambiente ainda mais propício para os empreendedores cearenses, que se destacam pela criatividade e dedicação“, afirmou Saboia.

Saiba mais:

Capacitação de empreendedores é chave para o sucesso

Sobe o interesse para investimento em empresas com lideranças femininas

Sair da versão mobile