Nos últimos cinco anos, a produção de biogás no Brasil mais do que duplicou, atingindo um total de 2,88 bilhões de metros cúbicos por ano para fins energéticos em 2022. Esse aumento de 110% em comparação com os volumes de 2018 foi revelado por um levantamento de mercado conduzido pelo Centro Internacional de Energias Renováveis e Biogás (CIBiogás).
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
De acordo com o levantamento, o Ceará possui, atualmente, 6 plantas de biogás em operação, o estado do Espírito Santo registra a mesma quantidade. Minas Gerais lidera o estudo, sendo o estado com mais plantas em operação: 274. Em seguida vem o Paraná, com 198 plantas e Santa Catarina com 82.
No ano passado, o número de unidades de produção de biogás em operação no país chegou a 885, representando um aumento de 15%, equivalente a 114 novas plantas, em comparação com 2021.
Apesar desse avanço, o mercado brasileiro de biogás ainda está em seus estágios iniciais de desenvolvimento, visto que a produção de 2022 representa apenas cerca de 26% do potencial de curto prazo.
“O Brasil tem um potencial de curto prazo de 10,8 bilhões de m3/ano. É basicamente o volume que posso produzir sem encontrar nenhuma barreira clara.”
Felipe Marques, diretor de Desenvolvimento Tecnológico do CIBiogás.
No cenário das aplicações energéticas do biocombustível, o biometano se destacou em 2022, experimentando um aumento de 82% no número de plantas em operação no país, totalizando 20 unidades.
Essas usinas foram responsáveis por converter 22% da produção nacional de biogás. A geração de energia elétrica permanece como o principal caminho para o biogás, representando 86% das plantas em operação no Brasil e abrangendo 72% do volume total de produção de biogás.
De acordo com as tendências identificadas por Marques, espera-se que o biometano continue a ganhar uma participação cada vez maior na produção de biogás do país.
*Com informações do epbr.
Complexo do Pecém tem aporte aprovado para obras de inclusão do hidrogênio verde
Infra Gás: novo player busca adquirir distribuidoras de gás no Nordeste