Petrobras anunciou, na última quinta-feira (14), a assinatura de um memorando de entendimento sem vínculo com a TotalEnergies e a Casa dos Ventos, que tem como finalidade principal a realização de estudos colaborativos, com foco em oportunidades de negócios relacionadas à energia eólica onshore e offshore, energia solar e hidrogênio de baixo carbono. Cada empresa contribuirá com sua especialização nesse esforço conjunto.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
A cerimônia de assinatura ocorreu na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, e contou com a presença de lideranças importantes, incluindo o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates; o CEO da TotalEnergies, Patrick Pouyanné; e o presidente da Casa dos Ventos, Mario Araripe.
“A Petrobras dá mais um passo relevante em direção à transição energética justa e inclusiva com esse novo acordo com dois pesos-pesados em energias renováveis. Nosso propósito é atuar em conjunto com grandes players para deslanchar investimentos em negócios de baixo carbono, encorpando o cenário de pesquisa tecnológica e novos negócios no país. Caso sejam viáveis e venham a ser implementados, essas iniciativas irão contribuir decisivamente para o aumento da oferta de energias renováveis no mercado brasileiro.”
Jean Paul Prates, presidente da Petrobras
Petrobras estende parcerias
Além disso, a Petrobras e a TotalEnergies já são parceiras em ativos significativos de exploração e produção no Brasil, o que inclui projetos como Mero, Iara, Atapu e Sépia, além de manterem uma colaboração estratégica na área de pesquisa e desenvolvimento desde 2017.
“A extensão dessa parceria para a área de renováveis é um passo natural e se encaixa na estratégia de ambas as empresas de avançar na transição energética justa. A Casa dos Ventos, por sua vez, agrega sua expertise no desenvolvimento de projetos de geração eólica e solar onshore no mercado brasileiro.”
Jean Paul Prates, presidente da Petrobras
No dia anterior, a Petrobras fez o anúncio do encaminhamento do pedido de licenciamento ambiental de dez áreas no mar brasileiro destinadas ao desenvolvimento de projetos de energia eólica offshore, fortalecendo seu compromisso com a expansão das energias limpas no país.
*Com informações do Eu Quero Investir.
Saiba mais:
Energias renováveis possibilitaram uma economia de bilhões em custos de combustível
Energias renováveis: BB alcança R$ 7,7 bi de saldo em Project Finance para o setor