Ícone do site TrendsCE

Tolerância zero: empresa paulista apresenta tecnologia contra perdas no varejo em evento no Teatro RioMar

prevenção de perdas

O índice médio de perdas no varejo em 2022 foi de 1,48%, o que representa algo em torno de R$ 31,7 bilhões, como aponta a 6ª Pesquisa Abrappe de Perdas no Varejo Brasileiro. O ranking é liderado pelos supermercados, especialmente as lojas de vizinhança, com 3,07%, à frente dos convencionais, que registraram 2,37%. Zerar as perdas é uma utopia, mas reduzi-las é mandatório e perfeitamente possível com o tripé tecnologia, processos e pessoas integrados.

Segundo Thiago Artacho, CEO da Green Retail Solutions, especializada em soluções de segurança, inteligência, organização e design de varejo, trabalhar a prevenção de perdas nas lojas é bem mais rápido, simples e econômico do que criar estratégias mirabolantes para alavancar as vendas. “Muitas vezes a perda de um produto pode representar até três ou quatro vendas do mesmo produto para que o varejista obtenha lucro. Como o varejo atua com margens muito pequenas, qualquer ganho é fundamental para a rentabilidade dos negócios”, explica.

De acordo com Artacho, em paralelo às ações de marketing para as vendas, é preciso reforçar a segurança e, principalmente, aproveitar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Para ajudar varejistas a lidar com a redução das perdas, existem soluções como o CFTV, vigilância eletrônica de produtos (antenas antifurto e etiquetas eletrônicas que disparam alarmes na saída da loja), protetores acrílicos e sistemas de monitoramento do PDV.

CFTV aliada à inteligência artificial – uma das boas novidades do mercado em questão de monitoramento é o Veesion, um sistema da Green Retail Solutions que utiliza recursos tecnológicos avançados de inteligência artificial para a detecção automática de furtos em tempo real. Ele pode ser implementado em sua própria infraestrutura de CFTV. Entre seus principais benefícios estão a identificação de gestos suspeitos em tempo real, a erradicação de furtos recorrentes e a redução de custos na segurança.

O Veesion faz a detecção humana, com reconhecimento de objetos, gestos corporais e avalia o comportamento do cliente ou possível suspeito. “É solução com uma inteligência artificial completa para garantir que todo o estabelecimento seja monitorado. Essa IA usa a tecnologia evolutiva de aprendizagem, fazendo a gravação de corredores de compras, depois a detecção de algum comportamento suspeito e, enfim, envia um alerta de vídeo que chega à central de segurança da empresa”, argumenta Artacho.

Exposição segura para prevenir perdas

Criar um ambiente seguro e que torne a experiência de entrar na loja ainda mais marcante, pode gerar, assim, um aumento significativo em suas vendas. E isso é possível com a degustação dos eletrônicos com a proteção dos cadeados eletrônicos OnePod, da Linha Invue da Green Retail. “Expor os produtos em um móvel adequado, limpo e organizado, de forma que conduza o cliente a experimentar, aumenta as possibilidades de compra. E mantê-los ligados e funcionando, eleva consideravelmente a experiência do cliente com o produto”, observa Thiago Artacho.

Com os cadeados eletrônicos, com ou sem fio, os produtos estão mais protegidos e seguros. Eles possuem alarme sonoro, sinalizadores de led e outras funcionalidades que garantem o nível de segurança exigido em cada ambiente, além de garantir uma apresentação moderna e inovadora, sem deixar de lado a segurança. 

Soluções recomendadas

As inovações no campo da tecnologia EAS, como antenas e etiquetas antifurto, não param. Hoje, existem soluções com acesso remoto conectadas à internet, que possibilitam ao varejista extrair dados importantes e avaliam tempo de funcionamento dos equipamentos, quantidade de alarmes e de etiquetas desativadas, além de promover comparativos entre filiais ou análise de dados para correções da operação. Tudo em tempo real.

A Green Retail Solutions é uma das empresas patrocinadoras do 3º Fórum de Prevenção de Perdas Acesu, organizado pelo Comitê de Prevenção de Perdas da Associação Cearense de Supermercados (Acesu). O evento ocorre no dia 21 de setembro, no Teatro RioMar, das 8h30 às 17h30.

Saiba mais:

Conheça as tendências do varejo para 2023

Varejo comum cearense fecha 2022 com alta de 4,3%

Sair da versão mobile