Projeto básico para implantar ITA no Ceará deve estar pronto em outubro

Por: Pádua Martins | Em:
Tags:,
ITA no Ceará

A presença do ITA no Ceará dá ao Estado uma ótima oportunidade para tirar melhor proveito de sua vocação natural para a educação. (Foto: Agência Brasil)

O estudo básico para instalação de uma unidade do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) no Ceará, já anunciada e confirmada pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, deve estar pronta já no próximo mês e o passo seguinte é iniciar a etapa de obras. Posteriormente, será a vez da parte intangível, que diz respeito ao ensino, com a contratação de professores, bem como definição dos cursos que vão ser ofertados. A informação é do tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da Aeronáutica. A unidade deve estar totalmente implantada em 2025, quando o ITA completa 75 anos.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


A princípio, a unidade Ceará, que vai ser instalada na antiga Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), criada em 1941, muito embora sua história tenha começado em 1933, vai ofertar os mesmos cursos do ITA de São Paulo. No entanto, outros podem ser criados, como, por exemplo, no segmento de energia. Tal ideia pode ser viabilizada justamente porque o Ceará tem se destacado na geração de energias renováveis (eólica e fotovoltaica, principalmente) e pelo pioneirismo nos projetos relacionados ao Hidrogênio Verde.

O tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da Aeronáutica, e o ministro da Defesa, José Múcio, estiveram, no início deste mês, fazendo uma visita técnica na BAFZ. Na oportunidade, o Ministro frisou que faltava muito pouco para dar início ao projeto de instalação do ITA no Ceará, que terá, com certeza, a mesma qualidade da matriz de São Paulo. Ele observou, inclusive, que a unidade do ITA é irreversível e é um presente merecido para o Ceará, que tem se destacado na área da educação.

“É também um presente para o Nordeste brasileiro. Estamos invertendo o fluxo de oportunidades dos futuros cientistas que nascerão aqui. Eles não precisarão sonhar em vir para o Sul. Poderão ficar no Ceará, porque aqui a educação foi bem aproveitada. O Ceará e os nordestinos vão colher este fruto”.

José Múcio, ministro da Defesa

Índice de aprovação de cearenses foi decisivo

Em média, quatro a cada 10 vagas do ITA, instituição de ensino do Comando da Aeronáutica localizado em São José dos Campos (SP), são ocupadas por cearenses, segundo levantamento da Agência da Força Aérea Brasileira. Devido ao alto índice de aprovação de estudantes da região, um importante passo foi dado em direção à criação de um campus do Instituto na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ)

O professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, reitor do ITA, acredita que a criação de um campus avançado ou uma faculdade de Engenharia vinculada ao Instituto podem contribuir com o avanço tecnológico do Estado do Ceará. Para ele, “será uma oportunidade de reter mentes brilhantes, que, historicamente, vêm sendo aprovadas nos vestibulares para o ITA, e aproveitá-las na contribuição para esse desenvolvimento”. 

“Particularmente, no Nordeste, o Ceará já vinha sendo considerado como uma oportunidade para uma colaboração avançada, o que resultou na oferta de mestrados profissionais na área de Aviação, a partir de 2015, em conjunto com a Universidade Federal do Ceará (UFC)” – destacou o Reitor para a Agência.

SinepeCE: realização de um sonho antigo

Para a presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Educação e Ensino da Livre Iniciativa do Estado do Ceará (Sinepe-CE), Graça Bringel, a abertura de uma unidade do ITA no Ceará é a realização de um antigo sonho acalentado por muitos educadores. “A concretização desse sonho se dá por mérito próprio do nosso povo, dos estudantes, professores e instituições de ensino cearenses, que historicamente marcaram grande presença no ITA, desde a sua fundação, pelo marechal cearense Casimiro Montenegro Filho, até os dias atuais, quando o Ceará lidera o ranking de aprovados em seu vestibular”.

Tradicionalmente, ao longo dos anos, o Ceará tem se destacado no ranking de aprovados nos exames de seleção do ITA, superando importantes estados, como São Paulo e Rio de Janeiro – frisa Graça Bringel, acrescentando que, em 2022, o Ceará foi responsável, sozinho, pela ocupação de 40% das vagas, com 61 aprovações de um total de 150, além de ter obtido a melhor nota geral do exame.

“Já neste ano de 2023, nosso Estado confirmou mais uma vez a tradição, com 62 aprovações do total de 150 alunos aprovados. A abertura de uma unidade do ITA em solo cearense é, portanto, um reconhecimento aos resultados de um trabalho que nossas instituições, educadores e estudantes têm desempenhado com seriedade e dedicação ao longo dos anos.”

Graça Bringel, presidente do Sinepe-CE

Sobre os motivos do Ceará se sair tão bem no ITA, Graça Bringel foi taxativa: a educação cearense tem uma tradição de conquistas alcançadas por seus alunos nos mais concorridos exames de seleção e vestibulares nacionais e internacionais, além de alcançarem lugares de destaque em Olimpíadas de conhecimento dentro e fora do Brasil. Essa tradição de excelência se reflete na grande presença de estudantes cearenses em renomadas instituições, como o Instituto Militar de Engenharia (IME) e o ITA, cujos exames de admissão estão entre os mais difíceis do país.

“A vocação cearense para despontar entre os primeiros na educação já vem de muito tempo. Confirmando essa tradição, temos o fato de que o próprio fundador do ITA é   um cearense: o marechal Casimiro Montenegro Filho (1904-2000). Casimiro também é fundador do Centro Técnico de Aeronáutica (hoje denominado Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), que juntamente com o ITA foi o embrião da Embraer, uma das empresas mais avançadas em tecnologia e respeitadas em todo o mundo.”

Graça Bringel, presidente do Sinepe-CE

Para a educadora e dirigente classista, o que acontece no Ceará é o “mais belo exemplo” do potencial que a educação tem de transformar vidas, alçando os estudantes à posição de protagonistas de sua história e do desenvolvimento do seu país. Essa filosofia, defendida pelo Sinepe-CE e pelas escolas de livre iniciativa que ele representa, tem inspirado dirigentes, educadores e alunos em investir na educação como solução para os problemas de um Estado carente de desenvolvimento.

Apesar de ter o quinto menor PIB per capita entre as 27 unidades federativas do País, o Ceará registra resultados em educação que superam os de estados mais desenvolvidos. “Inspirados no princípio de que a educação abre portas e gera mudanças, temos várias escolas e cursos com trabalho voltado à preparação de alunos para os vestibulares, paralelo à valorização das Olimpíadas científicas escolares. Esse trabalho leva em conta não somente o aspecto técnico educacional, mas envolve uma preocupação com o aluno também em seu lado emocional, sua a integração com a família, aliado às suas metas de carreira profissional. É conhecer e acompanhar o estudante como um todo”, ressalta Graça Bringel.

Impacto positivo e atração de empresas e startups

Graça Bringel entende que a vinda de uma das mais conceituadas instituições de ensino do País para o Ceará deve causar um impacto positivo em vários aspectos. Em primeiro lugar, ela cita o fortalecimento da educação no Estado, tanto no desenvolvimento das instituições de ensino e educadores que atuam na preparação de estudantes de todo o País para o ingresso no ITA, quanto na criação de cultura local, mais focada nos estudos, projetos de vida e carreiras ligadas à área da tecnologia, que está entre as mais valorizadas no mercado de trabalho.

O Ceará – acredita – pode aliar esse contexto favorável a políticas públicas para tornar-se um polo de pesquisa e inovação tecnológica, atraindo além dos melhores estudantes e experts profissionais, empresas e startups de tecnologia para absorver esse grande contingente altamente qualificado. “Esse círculo virtuoso pode também contribuir para o fim da fuga de cérebros que historicamente tem atrapalhado nosso desenvolvimento” – pontua.

A presença no Ceará de uma instituição do porte do ITA dá ao Estado uma ótima oportunidade para tirar melhor proveito de sua vocação natural para a educação e do poder transformador que ela representa – opina. Assim, poderá seguir o exemplo dos chamados “tigres asiáticos”, regiões como Singapura, Coreia do Sul, Hong Kong e Taiwan, que experimentaram um rápido processo de crescimento econômico e industrial a partir da segunda metade do século XX, graças ao investimento em educação e qualificação profissional.

Com recursos naturais escassos e 80% de seu território no semiárido, o Ceará também tem nos cérebros qualificados a via de saída para a estrada do desenvolvimento – conclui Graça Bringel, presidente do Sinepe-CE.

Processo tem evolução rápida

Em 4 de agosto, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, participou, em Brasília,  da assinatura de acordo de cooperação interministerial para os estudos de implantação de campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará, firmado entre o ministro da Educação, Camilo Santana, e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

Na ocasião, o ministro da Educação disse que “o ITA é um sonho, é o que há de melhor em nível de ensino nesse país, com modelo de ensino de nível internacional. Então, para o Nordeste brasileiro, será um braço importante. Estamos confiantes de que esses estudos vão apontar para a implementação desse projeto”. No início deste mês, o presidente Lula confirmou a implantação da unidade no Ceará.

No encontro, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, afirmou ter “muita segurança que será um impacto positivo para gerações do nosso Estado, dos estados do Nordeste e do Norte. Precisamos muito desse equipamento para favorecer os talentos que temos no nosso Estado e na nossa região”.

O Instituto

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (Comaer). Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade paulista de São José dos Campos. Especializado nas áreas de Ciência e Tecnologia no Setor Aeroespacial, o ITA oferece cursos de graduação em Engenharia; pós-graduação stricto sensu em nível de Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado; pós-graduação lato sensu de especialização e de extensão.

Criado em 1950, por inspiração do cearense nascido em Fortaleza Marechal Casimiro Montenegro Filho e intensa cooperação internacional, o ITA é considerado um centro de referência no ensino de Engenharia no Brasil. Com um dos processos seletivos mais difíceis do Brasil, o Instituto é berço da formação de dezenas de estudantes do Ceará por ano.

Saiba mais:

Padrinho da IA aponta 5 riscos da nova tecnologia

Tesouro vai lançar título voltado à educação em agosto

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas