Ícone do site TrendsCE

Ceará ganha destaque após receber geradores de hidrogênio verde

geradores de hidrogênio verde

Durante o evento “Winds for Future” na praia do Cumbuco, em Caucaia (CE), a Qair Brasil surpreendeu a todos ao apresentar o primeiro gerador estacionário silenciado de Hidrogênio Verde na América Latina. O equipamento, representando a terceira geração do projeto, está prestes a ser ativado pela primeira vez, em simultâneo com outra unidade, diretamente do Palácio da Abolição, no próximo mês de outubro.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


De acordo com Fernando Szabados, Gerente Regional da EODev, responsável por explicar o funcionamento do gerador estacionário de Hidrogênio Verde, a conversão de hidrogênio em eletricidade utiliza a tecnologia de células de combustível, que já é aplicada em veículos de mobilidade, como carros, caminhões e ônibus. Basta ter uma fonte de hidrogênio gasoso para conectar ao gerador, e após pressionar um botão, a eletricidade é gerada. A EODev, fundada em 2019 na França, já captou 50 milhões de euros e planeja investir uma quantia similar nos próximos meses para aumentar a produção desse equipamento inovador, com potencial de produção em série de até 600 unidades por ano.

Até o momento, foram entregues 120 unidades semelhantes ao equipamento que o Ceará recebeu, com clientes renomados, incluindo a Netflix, Hynova, Green Corp, Blue Diamond, United Rentals, Sail GP e Loxam. Uma característica desses geradores é a inclusão de um cartão de memória 4G, permitindo que os dados coletados sejam acessados diretamente pelo cliente através de um computador.

Além disso, em novembro deste ano, Fortaleza receberá um barco autônomo movido a energia limpa e com zero emissões, chamado Energy Observer. Esse barco foi pioneiramente construído na França há sete anos com o propósito de desenvolver tecnologias sustentáveis e promover o uso de hidrogênio verde

Durante sua passagem pelo Brasil, o Energy Observer vai realizar dois trajetos no mar com a presença de autoridades, empresários e convidados (cada viagem com capacidade para 20 pessoas). O barco já percorreu impressionantes 50 mil milhas náuticas, o equivalente a 92.600 quilômetros.

Utilidade dos geradores

As aplicações do gerador têm sido na indústria, no esporte (a corrida de Fórmula 1 na Austrália neste ano contou com esse equipamento), no setor marítimo, em obras públicas, manutenção de redes e backups, recarga de carros elétricos, cinematografia, telecomunicações, aeroportos e pontos estacionários.

*Com informações do Simbora lá.

Saiba mais:

Complexo do Pecém tem aporte aprovado para obras de inclusão do hidrogênio verde

Polo de hidrogênio verde no Ceará vai ser financiado pelo Banco Mundial

Sair da versão mobile