kite for the ocean

Kite For The Ocean é um projeto cujo objetivo é realizar festivais internacionais de inovação e desenvolvimento sustentável. (Foto: LC Moreira)

Kite for the Ocean debate sustentabilidade aliada ao kitesurf

Por: Redação | Em:
Tags:, , ,

O Kite for the Ocean Summit, que visa debater questões ligadas à inovação, economia e desenvolvimento sustentável em territórios costeiros, ocorreu no último final de semana, na Praia do Cumbuco, em Caucaia, e contou com a presença de atletas, empresários, pesquisadores e ativistas.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Kite For The Ocean (K4TO), é promovido pelo Winds For Future, lançado em 2019, cujo objetivo é realizar festivais internacionais de inovação e desenvolvimento sustentável, tendo a praia do Cumbuco e o kitesurf como elementos vitais.

Neste ano, o evento propôs como desafio global aos kitesurfistas participantes que velejassem 44 mil quilômetros, quebrando um novo recorde mundial. Tudo em prol do oceano e como forma de motivar empresas, governos e a sociedade a retirar, entre agosto deste ano e maio de 2024, 44 toneladas de resíduos do mar, estuários e praias.

Rômulo Alexandre Soares, cofundador da WInds For Future e idealizador do projeto, ressalta a importância de conectar a temática da sustentabilidade ao kitesurf, esporte essencial para a economia e desenvolvimento social do litoral da região. Além disso, destaca o sucesso em relação ao desafio feito aos atletas.

“Nosso objetivo era 44 mil quilômetros de velejo. Nós chegamos a 77 mil quilômetros, quase duas voltas à Terra, e com isso nós atingimos o gatilho para poder fazer a retirada de 44 toneladas de resíduos do ambiente costeiro. Isso é parte de um grande desafio que envolve sociedade civil, governos e empresas.”

Rômulo Alexandre Soares, cofundador da WInds For Future

Iniciativas e impacto social

Uma das parcerias acertadas é o acordo de cooperação entre Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE) e Prefeitura Municipal de Caucaia relativo ao projeto Nômades Digitais Ceará. Iniciativa que tem como objetivo o intercâmbio de informações e experiências, além do alinhamento entre o decreto já estabelecido pela Prefeitura de Caucaia, o Caucaia Digital Nomads.

Na iniciativa da SDE, o Cumbuco será a localidade-piloto do projeto. A criação de um aplicativo e a ampla divulgação da iniciativa estão na competência do Governo do Estado. Já à Prefeitura de Caucaia será responsável por fornecer espaço físico para Nômades Digitais, mapear estabelecimentos e articular parcerias locais, entre outras.

O projeto já tem impacto na comunidade local, durante o evento, o Cumbuco se transformou na Vila Oceano,onde ocorreram oportunidades de trazer uma série de instituições para a primeira mostra de cultura, ciência oceânica e economia do mar.

“Nós conseguimos nos integrar a uma experiência comunitária, o evento faz parte da Vila do Cumbuco. Então, a gente está extremamente feliz com a adesão das pessoas, com a adesão das empresas e com a entrega.”

Rômulo Alexandre Soares, cofundador da WInds For Future

Saiba mais:

Ceará ganha destaque após receber geradores de hidrogênio verde

Indústria: ecoinovação integra planos estratégicos do setor

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas