Mercado financeiro aumenta projeções de crescimento da economia para este ano

Por: Redação | Em:
Tags:, , ,
mercado financeiro otimista

Se as projeções do mercado financeiro se concretizarem, este será o terceiro ano consecutivo em que a inflação superará a meta estabelecida. (Foto: Freepik)

Economistas do mercado financeiro revisaram suas projeções de crescimento para a economia deste ano, elevando-a de 2,89% para 2,92%. Essa atualização foi destacada no relatório “Focus“, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. O levantamento envolveu mais de 100 instituições financeiras na semana passada, visando obter suas perspectivas para a economia.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Quanto ao ano de 2024, a previsão de crescimento econômico permaneceu inalterada, mantendo-se em 1,50%. Essa revisão para cima reflete a notícia de que o PIB registrou um aumento de 0,9% no segundo trimestre deste ano, superando as expectativas dos analistas. 

O Produto Interno Bruto (PIB) representa a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, desempenha um papel na medição da evolução econômica.

Inflação

Em relação à projeção de inflação para 2023, os analistas do mercado financeiro mantiveram o valor em 4,86% na última semana. No entanto, vale destacar que a estimativa para a inflação de 2023 ainda se encontra acima do teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A meta central de inflação para este ano é de 3,25%, e vai ser considerada cumprida se o índice se situar entre 1,75% e 4,75%. Conforme a pesquisa do Banco Central, o mercado financeiro também não alterou sua estimativa para a inflação do próximo ano, mantendo-a em 3,86%.

Para 2024, a meta de inflação definida pelo CMN é de 3%, e será considerada cumprida se permanecer dentro da faixa entre 1,5% e 4,5%. O Banco Central já está direcionando suas ações para alcançar essa meta, bem como os objetivos de médio prazo no início de 2025.

Se as projeções do mercado financeiro se concretizarem, este será o terceiro ano consecutivo em que a inflação superará a meta estabelecida pelo governo, refletindo a preocupação com o aumento dos preços, o que afeta especialmente as pessoas que têm salários mais baixos, já que os preços dos produtos sobem sem um aumento proporcional nos rendimentos.

*Com informações do G1.

Saiba mais:

Selic cai e ambiente para empreendedores apresenta melhora

China apresenta melhora na economia e impulsiona commodities

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas