Consórcio Nordeste firma acordo com Banco Mundial visando transição energética

Por: Redação | Em:
Tags:, , ,
consórcio nordeste e banco mundial

O acordo estabelecido entre Consórcio Nordeste e o Banco Mundial representa o ponto de partida para a parceria, com uma visão de longo prazo. (Foto: Carlos Gibaja/ Casa Civil do Ceará)

O Consórcio Nordeste e o Banco Mundial assinaram, na última segunda-feira (25), um acordo para a criação de um plano de transição energética, que tem como objetivo atrair investimentos na área de hidrogênio com baixas emissões de carbono e financiar projetos focados em energias renováveis.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Os estados de Ceará, Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, que compõem o grupo do Consórcio Nordeste, foram os signatários do acordo. A intenção é desenvolver um centro de economia verde na região, conforme estipulado no memorando de entendimento assinado pelo presidente do consórcio, o governador da Paraíba, João Azevêdo, e o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Johannes Zutt.

A cooperação tem como objetivo criar mecanismos financeiros que viabilizem projetos relacionados ao hidrogênio verde, geração de energia eólica e preservação da Caatinga. Além disso, estão planejadas ações para expandir a produção de energia solar, desenvolver infraestrutura hídrica e de saneamento básico, bem como promover o engajamento comunitário e o avanço tecnológico.

Papel do Ceará

No Ceará, um projeto de construção de um polo de produção de hidrogênio verde já está em andamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, com financiamento do Banco Mundial de R$ 600 milhões para a modernização do Porto do Pecém. O governador do estado, Elmano de Freitas destacou que o memorando visa aproveitar a experiência do Banco Mundial para impulsionar o desenvolvimento do hidrogênio verde no Ceará.

O acordo

O acordo estabelecido entre Consórcio Nordeste e o Banco Mundial representa o ponto de partida para a parceria, com uma visão de longo prazo que inclui a criação de novas cadeias de valor nos nove estados que compõem o consórcio.

O plano de transição energética vai ser elaborado com o suporte de técnicos do Banco Mundial, estabelecerá os parâmetros para futuras operações de financiamento em cada localidade beneficiada. 

*Com informações da Agência epbr.

Saiba mais:

Energias renováveis: BB alcança R$ 7,7 bi de saldo em Project Finance para o setor

Petrobras firma acordo que visa renováveis

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas