varejo exige eficiência e encantamento

O encantamento do cliente é uma exigência cada vez maior, ao mesmo tempo que a eficiência operacional é um elemento essencial para o varejo. (foto: Envato Elements)

Especialistas apontam que eficiência e encantamento são fundamentais no varejo

Por: Redação | Em:
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As principais transformações no setor do varejo estão relacionadas ao conceito cada vez mais “phygital“, que combina o mundo físico e online, e à integração da experiência do cliente no processo de compra. Esses temas foram destacados durante o evento Varejo 360, realizado pela Fecomércio-RS, na sede da entidade em Porto Alegre.


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Nesta edição do Varejo 360, renomados participantes como José Galló, presidente do conselho de administração das Lojas Renner; Paulo Pedó, diretor de negócios da Melissa; Daniel Scott, fundador da HyperXP; Diego Flores, diretor de logística da Panvel; e Felipe Titto, jurado do reality show de empreendedorismo Shark Tank Brasil, compartilharam suas visões. Mais de 500 pessoas acompanharam as discussões.

Os especialistas alertaram sobre a importância da melhoria contínua dos processos cotidianos dos negócios para fidelizar os clientes. Além disso, destacaram que o caminho começa com estratégias simples de conexão com o consumidor, sem a necessidade de depender de tecnologias avançadas.

O encantamento do cliente é uma exigência cada vez maior para o sucesso dos negócios, ao mesmo tempo que a eficiência operacional é um elemento essencial para o varejo. Como observou José Galló, líder do conselho de administração da Renner, não basta encantar o cliente se não houver estoque disponível. Ele e Paulo Pedó, da Melissa, concordaram que introduzir uma cultura inovadora nas empresas envolve quebrar hábitos estabelecidos.

Inovação no varejo

Daniel Scott, da HyperXP, aponta que inovar nos modelos de negócios, nos processos, na cultura e na gestão é mais relevante do que inovar nos produtos em si, e afirmou que as empresas que não investem nesses aspectos, não conseguem sobreviver a longo prazo. Segundo Scott, mais de 63% das compras no varejo começam no ambiente digital, mas 49% das pessoas ainda preferem concluir suas compras em lojas físicas, ressaltando a importância da integração entre os dois canais.

*Com informações da Gaúcha ZH.

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