Câmara quer votar PL das offshore mesmo sem relator definido

Por: Redação | Em:
Tags:, ,
pl das offshore e câmara e reoneração

O foco central da proposta é a organização das empresas offshore, tanto em termos de regulamentação quanto como fonte de receita tributária. (Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil)

Na próxima terça-feira (03), a Câmara dos Deputados pode votar o projeto de lei (PL 4173/2023) que propõe mudanças nas regras de tributação de investimentos financeiros realizados por brasileiros no exterior, incluindo os realizados por meio de empresas offshore. 


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Essas organizações legais estão registradas em um país ou território que oferecem vantagens fiscais e regulatórias para negócios internacionais. A decisão referente a votação foi confirmada por parlamentares que apoiam o governo após uma reunião de líderes ocorrida na última quarta-feira (27).

O projeto ainda não possui um relator definido, mas espera-se que essa escolha seja feita durante uma reunião entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente da Câmara, Arthur Lira. O deputado Pedro Paulo é o nome mais cotado para assumir essa função, dado seu histórico em questões econômicas.

O PL 4173/2023, que tramita em regime de urgência no Congresso Nacional e é uma das principais prioridades da equipe econômica do governo, propõe a criação de uma tabela unificada para a tributação de rendimentos de aplicações financeiras feitas por pessoas físicas no exterior, bem como os lucros obtidos por empresas offshore. Essa tabela inclui alíquotas variando de 0% (para ganhos anuais de até R$ 6 mil) a 22,5% (para ganhos anuais acima de R$ 50 mil).

O foco central da proposta é a organização das empresas offshore, tanto em termos de regulamentação quanto como fonte de receita tributária. Para os contribuintes que utilizam essas estruturas, o projeto prevê a substituição do regime de caixa pelo regime de competência, o que significa que os lucros passam a ser tributados anualmente, mesmo que permaneçam no exterior pela controladora.

PL para dedução de juros

Além disso, prevê-se que, ainda esta semana, seja designado o relator do projeto de lei (PL 4258/2023), que propõe o fim da dedução dos juros sobre capital próprio (JCP) da base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)

Outros projetos relacionados a tributação, como a questão das subvenções de entes subnacionais na base de cálculo de tributos federais (MPV 1185/2023), também estão na pauta.

*Com informações do InfoMoney.

Saiba mais: 

Projeto de lei quer títulos de capitalização como garantia

Câmara aprova texto-base do novo arcabouço fiscal para substituir o teto de gastos

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas