Ícone do site TrendsCE

Open Finance: BC agora permite que instituições compartilhem dados de investimentos

open finance

Nesta segunda-feira (2), o Banco Central (BC) anunciou o início da nova fase do Open Finance, que permite o compartilhamento de dados de investimentos. Desde 28 de setembro, clientes de instituições financeiras participantes do Open Finance têm a capacidade de compartilhar informações sobre seus investimentos com diversas empresas. Dessa forma, os dados relacionados aos investimentos realizados em uma instituição participante agora estão acessíveis para outras empresas envolvidas no projeto do BC.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Matheus Coradin, assessor do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central, destacou alguns benefícios dessa iniciativa, como a maior facilidade e agilidade na consolidação de dados de investimentos que estão dispersos em várias instituições custodiantes, que intermedeiam operações de compra e venda de ativos. Além disso, os clientes podem esperar receber ofertas mais atrativas em termos de taxas de rentabilidade e orientação mais precisa sobre a gestão de suas carteiras de investimento.

Livre compartilhamento

As informações que podem ser compartilhadas entre as instituições abrangem uma variedade de produtos financeiros, incluindo Certificados de Depósito Bancário (CDB), Recibos de Depósito Bancário (RDB), Letras de Crédito Imobiliário (LCI), Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA), Debêntures, Títulos públicos federais disponibilizados pelo Tesouro Direto, Cotas de fundos de investimento (renda fixa, ações, cambial e multimercado), Ações e Cotas de fundos de índices listados em bolsa de valores.

Open Finance

Open Finance é um conceito que visa democratizar e facilitar o acesso ao mercado financeiro, através da autorização para compartilhamento de informações financeiras entre diferentes instituições. Essa abordagem envolve a utilização de tecnologias como Application Programming Interfaces (APIs) para possibilitar que tanto empresas quanto indivíduos acessem dados financeiros de múltiplas fontes em um único ponto de acesso.

Os aplicativos financeiros se conectam a diversas plataformas, proporcionando uma experiência mais unificada, segura e personalizada. Todo esse processo é regulamentado pelo Banco Central do Brasil.

De acordo com dados do BC, no início de 2023, o Open Finance já contava com a adesão de 15 milhões de clientes únicos e mais de 22 milhões de autorizações ativas para o compartilhamento de informações financeiras.

*Com informações da CNN Brasil.

Saiba mais:

Mercado financeiro aumenta projeções de crescimento da economia para este ano

Boletim Focus: estimativa do IPCA sobe e inflação segue estável para 2024

Sair da versão mobile