Agronegócio nacional conquista 51 novos mercados este ano

Por: Redação | Em:
Tags:, ,
agronegócio em expansão

As exportações do agronegócio brasileiro aumentaram 6,6% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, totalizando US$ 15,63 bilhões. (Foto: Freepik)

Até setembro deste ano, o Brasil expandiu sua presença em 51 novos mercados para seus produtos do agronegócio. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) desempenhou um papel importante na mediação das negociações em diversas regiões, com uma perspectiva diversificada para as exportações.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Nas Américas, o Brasil negociou com sucesso a abertura de 22 mercados, incluindo países como Argentina, Canadá, México, República Dominicana, Uruguai, Equador, Colômbia, Chile e Panamá. Na Ásia, foram conquistados 14 mercados importantes, abrangendo nações como Indonésia, Singapura, China, Índia, Malásia, Armênia, Cazaquistão e Quirguistão.

Na África, as tratativas resultaram em acordos com Egito, Argélia, Angola e África do Sul, abrindo oportunidades para a exportação de produtos do agronegócio nacional. Na Europa, o Brasil estabeleceu presença em dois mercados, Rússia e Belarus.

Na Oceania, foram alcançados quatro mercados, que incluem a Polinésia Francesa, Nova Caledônia e Vanuatu. Enquanto isso, no Oriente Médio, o Brasil ampliou suas exportações para Israel e Arábia Saudita.

Mercado em expansão

A abertura de novos mercados é um processo dinâmico, de acordo com informações do Ministério da Agricultura. É essencial preparar tanto os produtores quanto os exportadores para atender às necessidades específicas de cada um desses novos parceiros. Além disso, é necessário promover as atividades comerciais e divulgar os produtos agropecuários brasileiros.

A presença das adidâncias agrícolas nacionais é responsável por identificar oportunidades para a comercialização de produtos brasileiros, atrair investidores estrangeiros e superar barreiras para as exportações do Brasil.

De acordo com a análise da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI/Mapa), entre os mercados mais destacados estão as exportações de carne bovina e suína para o México e a República Dominicana

Em agosto deste ano, as exportações do agronegócio brasileiro aumentaram 6,6% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, totalizando US$ 15,63 bilhões. Isso representou 50,4% do valor total exportado pelo Brasil, de acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI).

*Com informações do MoneyTimes.

Saiba mais: 

Agro e IoT impulsionam rede via satélite no Brasil

Ceará pode ser protagonista em inteligência artificial no campo

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas