mercado de dados

A governança de dados desempenha um papel fundamental na adoção de novas tecnologias, garantindo a qualidade, integridade e segurança. (Foto: Freepik)

Mercado de dados: As principais tendências para setor em 2024

Por: Redação | Em:
Tags:, ,

De acordo com as previsões do Gartner, uma empresa de tecnologia realiza estudos e consultorias em torno desse campo, o ano de 2024 promete ser um período de significativa inovação tecnológica no mercado de dados. Até esse ano, 60% dos investimentos governamentais em inteligência artificial (IA) e análise de dados terão um impacto direto nas decisões e resultados operacionais em tempo real. 


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Em resposta a essa tendência, Rubia Coimbra, Vice-Presidente da Cloudera (uma empresa de software que fornece uma plataforma de análise e gerenciamento de dados corporativos) para América Latina, destaca cinco tendências-chave que irão moldar o mercado com a ascensão da inteligência artificial generativa e a adoção da nuvem híbrida.

“O mercado está em constante evolução, e as empresas precisam estar atentas às novas tecnologias para se manterem competitivas, sem perder de vista que tudo começa pelo dado. Enquanto a inteligência artificial tem sido um tópico em alta nos últimos anos, pouco se discute a hierarquia de necessidades de organizações data driven, que passa por várias fases antes de chegar em IA.”

Rubia Coimbra, Vice-Presidente da Cloudera 

Tendências no setor de dados

De acordo com Rubia, o futuro da infraestrutura de TI é híbrido, especialmente quando se trata de dados. A adoção da nuvem híbrida e multicloud reflete uma compreensão da complexidade das necessidades atuais de infraestrutura de TI, permitindo às empresas equilibrar custos, desempenho e segurança, escolhendo a infraestrutura mais adequada para cada aplicativo. 

Além disso, a governança de dados desempenha um papel fundamental na adoção de novas tecnologias, garantindo a qualidade, integridade e segurança dos dados em um ambiente em que os dados estão em constante crescimento e movimento.

Outro ponto destacado é a influência do consumidor. Os consumidores modernos buscam experiências personalizadas, conveniência e valores alinhados com seus interesses. A análise de dados desempenha um papel de destaque ao ajudar as empresas a entender e atender às demandas dos consumidores.

A colaboração para gerar valor é mais uma tendência que impacta o caminho para o sucesso. Ouvir atentamente as necessidades das pessoas e transformá-las em produtos ou serviços escaláveis é uma estratégia que pode impulsionar o mercado, juntamente com a capacitação em ética em IA, que se relaciona com a capacitação contínua dos recursos humanos e a criação de programas de formação, que são necessárias para garantir que a IA seja desenvolvida e usada de maneira responsável, considerando aspectos como viés algorítmico, privacidade e transparência.

Saiba mais:

E-commerce: transformação digital pode ajudar a reinventar o setor

IA no varejo: Uso da tecnologia pode otimizar tempo e dinheiro nas empresas

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas