Ícone do site TrendsCE

Top 5: IEA estima que o Brasil deverá ser um dos maiores produtores de biometano do mundo

biometano no brasil

O Brasil projeta-se para se tornar um dos principais produtores de biometano com o crescimento mais rápido do mundo nos próximos anos, de acordo com o relatório da Agência Internacional de Energia (IEA), lançado na última terça-feira (10).


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Embora a instituição mencione que o mercado de biometano ainda está em estágios iniciais no Brasil, estima que o país irá se tornar o quinto maior produtor de gás renovável do mundo em cinco anos. A IEA prevê que o Brasil vai contribuir com mais de 10% do aumento global no fornecimento de biometano até 2026.

A expectativa é que a produção global de gás renovável cresça mais de 65% entre 2022 e 2026, com a Europa e a América do Norte desempenhando papéis essenciais nesse crescimento. Essas projeções da IEA são baseadas em estudos anteriores, incluindo um de 2022 realizado pela Associação Brasileira do Biogás (Abiogás) e pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). Esse estudo sugeriu que a produção brasileira de biometano poderia quadruplicar até 2027, atingindo cerca de 0,8 bilhões de m³/ano (metro cúbico por ano), aproximadamente 2,2 milhões de m³/dia (metro cúbico por dia).

Biometano atualmente no Brasil

A Abiogás, mais recentemente, identificou que suas empresas associadas planejam colocar em operação um volume de 800 mil a 1 milhão de m³/dia até o final de 2024, com um aumento previsto para cerca de 6 milhões de m³/dia até 2029, com 86 instalações de produção.

Atualmente, o Brasil possui seis instalações de biometano autorizadas para operar e comercializar o gás, produzindo uma média de cerca de 200 mil m³/dia até agosto, com a maior parte vindo de aterros sanitários. 

Além disso, outras 13 unidades estão em processo de autorização junto à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), somando uma capacidade instalada de 421 mil m³/dia.

*Com informações da Agência epbr.

Saiba mais:

Ceará figura entre os estados com mais usinas de biogás em estudo que mostra o crescimento da produção no Brasil

Infra Gás: novo player busca adquirir distribuidoras de gás no Nordeste

Sair da versão mobile