A Geração Z é composta por indivíduos nascidos na primeira década do século XXI. No Brasil, esse grupo representa cerca de 51 milhões de pessoas e exerce uma influência substancial, com 93% de poder de compra no mercado doméstico, estimado, em 2022, em US$44 bilhões pelo IBM Institute for Business Value.
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O aspecto dessa geração é a afinidade com a tecnologia e o mundo digital, tendo crescido durante o auge da internet. As empresas precisam entender o que realmente importa para esses jovens e como podem construir conexões com eles. A Geração Z valoriza marcas que as representam, nesse contexto, a sustentabilidade e a diversidade desempenham um papel importante
Em um artigo recente, Vanessa Tavares, CEO da Cãez em coautoria com Leonardo Pires, head de inovação da Capri Venture apontaram que “os jovens de hoje estão promovendo uma verdadeira revolução no mercado pois, para eles, não se trata de seguir uma moda passageira, há uma preocupação verdadeira com o impacto que suas escolhas causam. Segundo uma pesquisa recente da Cone Communications, quase 30% dos nascidos entre 1995 e 2010 estão preocupados com questões como pobreza, fome, meio ambiente, direitos humanos e igualdade, o que reflete em seu comportamento de consumo.”
A geração busca interações baseadas em valores e propósitos compartilhados com as marcas. São mais politizados e preocupados com questões sociais e ambientais em comparação com a geração anterior, que era mais orientada ao consumismo. Eles preferem marcas comprometidas com a sustentabilidade e o consumo consciente.
“Ao buscar um determinado produto, por exemplo, muitos não aceitam as marcas que fazem testes em animais, já que a Geração Z encabeça a tendência do veganismo, não consumindo nada de origem animal, sequer roupas e acessórios. Quando trazemos essa realidade para o mercado pet, encontramos um público exigente e que considera o animal de estimação como um membro da família. Na última pesquisa ‘American Pet Owners 2022’, 71% das pessoas entrevistadas afirmou ser importante utilizar produtos sustentáveis nos seus animais, 79%, considerando a faixa etária entre 20 a 28 anos.”
Vanessa Tavares, CEO da Cãez e Leonardo Pires, head de inovação da Capri Venture
Neste contexto, a diversidade e a inclusão emergem como questões centrais para a juventude atual, ressalta o texto do artigo. Não basta simplesmente integrar as minorias na sociedade de maneira superficial. Os jovens anseiam por ver marcas que genuinamente representem e respeitem a diversidade, promovendo igualdade de oportunidades e oferecendo uma representação autêntica. Além disso, eles estão dispostos a boicotar empresas que não abraçam essas causas.
Segundo o material encabeçado por Tavares, as marcas que abraçam esses valores e os incorporam em suas operações ganham destaque e conquistam a lealdade de uma geração consciente e engajada.
Quando se trata da Geração Z e seu comportamento de consumo, existem três aspectos essenciais que os jovens consideram antes de efetuar uma compra:”O alinhamento da marca com seus propósitos, respeito às individualidades e o papel social da marca/empresa”. As corporações que conseguem atender a essas expectativas estabelecem uma conexão genuína com seus clientes.
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