Acompanhando as práticas de ESG e as métricas das ODS´s da ONU, a Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP) lança o Banco de Projetos, plataforma on-line que conecta os projetos sociais incentivados com os investimentos das empresas associadas.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Quem pode participar?
Serão cadastrados projetos incentivados nas áreas de Cultura, Esporte e Infância e Idoso que sejam realizados nos municípios de Caucaia, Paracuru e São Gonçalo do Amarante. Além disso, para ter a participação validada, é necessário que as iniciativas já sejam estruturadas e respaldadas com a chancela do Governo – apoio por meio de Leis de Incentivo Fiscal. As inscrições acontecem no site: http://www.aecipp.com.br/pt-br/banco-de-projetos-sociais
O presidente da AECIPP, Eduardo Amaral, ressalta a importância de ações com foco no desenvolvimento sustentável tanto dos negócios como das comunidades em que estão inseridos. “Quando as empresas assumem um compromisso tangível com o desenvolvimento e o bem-estar da comunidade, é possível gerar um impacto social significativo na construção de um ambiente de crescimento. Para o setor privado, ter uma plataforma de projetos sociais organizada facilita a estruturação de aportes financeiros que contribuam para a sustentabilidade do território por meio de práticas de ESG, tanto no Social, com a oportunidade de fazer investimento e contribuir com a comunidade, como na Governança, participante de um processo de visualização dos projetos de forma transparente”, afirma.
Potencializar investimentos
De acordo com a líder do Fórum de Responsabilidade Social da AECIPP e gerente de Responsabilidade Social da ArcelorMittal Pecém, Cristiane Peres, a iniciativa surge com a proposta de dar visibilidade aos projetos incentivados da região para que sejam facilmente acessados por representantes das companhias, simplificando o diálogo entre proponentes e empresas.
“A AECIPP se propõe a ser uma ponte, sendo a plataforma a ferramenta para compilar, melhorar a comunicação e potencializar o investimento das empresas associadas de uma forma estratégica, dando transparência e oportunidade para quem desenvolve ações sociais por meio de um processo com igualdade e respeito. É uma vitrine para que os projetos se cadastrem e sejam vistos pelas empresas, tendo a chance de serem selecionados mediante os objetivos de cada companhia”, explica.
Como funciona o Banco de Projetos
Após o recebimento, a AECIPP tem um prazo de até 60 dias para retornar para alguns projetos, a fim de agendar uma apresentação em reunião do Fórum de Responsabilidade Social. A participação nessa etapa não significa aprovação do projeto – algo que acontecerá em momento posterior, sendo a escolha de total responsabilidade das empresas interessadas. Os documentos recebidos estarão disponíveis na plataforma do Banco de Projetos Sociais para consulta das empresas por 120 dias.
Sobre a AECIPP
A AECIPP engloba empresas que representam mais de 92% do PIB do Complexo do Pecém, com uma estratégia focada no desenvolvimento sustentável. O modelo de gestão envolve a promoção de líderes naturais, visando debater e auxiliar na implementação de oportunidades. Entidade empresarial, sem fins lucrativos, a AECIPP tem atuação específica no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), com o objetivo de fortalecer e desenvolver a atividade empresarial nessa região, por meio do atendimento permanente dos legítimos interesses das suas empresas associadas. Atualmente, a entidade conta com mais de 80 empresas associadas que fazem parte do Complexo do Pecém.
Saiba mais:
Sines-Pecém: rota essencial ao hidrogênio verde diminui percurso entre continentes
Complexo do Pecém tem aporte aprovado para obras de inclusão do hidrogênio verde