Em Seattle, nos Estados Unidos, foi utilizado pela primeira vez um concreto pronto para uso que não depende de cimento, desenvolvido pela empresa C-Crete Technologies. Ao eliminar o cimento da equação, o material pioneiro na construção civil cessa a geração de emissões significativas de CO2. Os fabricantes afirmam que ele absorve CO2 do ar ao longo do tempo, tornando-o mais durável e impulsionando a indústria da construção em direção às emissões líquidas zero.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Cada tonelada desse aglutinante, substituindo o cimento Portland, evita a emissão de aproximadamente uma tonelada de CO2. Além disso, esse concreto sustentável é altamente fluido, fácil de bombear, mais resistente do que o concreto tradicional e é compatível com as misturas de concreto convencionais.
O concreto é a segunda substância mais utilizada no mundo, logo após a água, e a produção de cimento é uma das principais fontes de emissão de dióxido de carbono em nível global. Tanto que, em 2022, representou 7% das emissões globais de CO2.
Concreto verde: sem impacto nos resultados
O processo tradicional de fabricação de cimento envolve a calcinação do calcário a altas temperaturas, resultando na emissão de dióxido de carbono na atmosfera. A transição suave e economicamente viável é fundamental para limpar a indústria de construção.
De acordo com Rouzbeh Savary, fundador e presidente da C-Crete, o aglutinante é uma alternativa ao cimento Portland que reduz substancialmente as emissões de carbono. Devido ao produto atender aos padrões da indústria e ser comparável em custo ao concreto convencional, ele inaugura uma nova era na construção“, acrescentou.
Devido à familiaridade da indústria com o cimento e às complexidades envolvidas nos projetos de construção, a adoção de um novo produto será desafiadora se for complicado de usar ou se comportar de maneira diferente, os empreiteiros e trabalhadores não mudarão facilmente.
A fórmula molecular desenvolvida para o concreto sustentável ainda é mantida em segredo, enquanto a empresa aguarda a concessão de patentes. No entanto, testes realizados por terceiros confirmaram que essa fórmula atende aos requisitos de desempenho do cimento Portland, incluindo resistência e fluidez.
*Com informações do Tempo.
Saiba mais:
Projetos modulares ditam o futuro sustentável do setor de construção
China prepara alto estímulo fiscal visando o reaquecimento da economia