Ícone do site TrendsCE

Complexo do Pecém firma acordo com o Porto de Xiamen

pecém e xiamen

O Complexo do Pecém firmou, na última segunda-feira (16), um protocolo de intenções com o Porto de Xiamen, localizado na província de Fujian, na China, visando promover uma maior colaboração e troca de experiências internacionais. O acordo tem como objetivo desenvolver ainda mais o terminal portuário da companhia cearense.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


O documento foi assinado pelo presidente do Complexo, Hugo Figueirêdo; pela vice-presidente Financeira, Rebeca Oliveira; e pelo diretor do Fujian Provincial Port Group, Huang Xunyou, em evento no Pecém. Na comitiva também esteve o vice-governador da província de Fujian, Lin Wenbin.

Acompanhados de uma delegação da província de Fujian, as autoridades chinesas também conheceram, em detalhes, toda a infraestrutura do Complexo do Pecém, incluindo a área industrial, o Porto do Pecém e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará. Os executivos também foram apresentados aos grandes projetos do Pecém, incluindo o Hub de Hidrogênio Verde, que já possui 33 Memorandos de Entendimento para a produção e distribuição de hidrogênio e amônia verde.

O acordo entre Pecém e Xiamen prevê diversas atividades de cooperação, incluindo a troca de ideias e melhores práticas para melhorias na produtividade portuária, o desenvolvimento de Tecnologia da Informação portuária, a participação na aliança “Rota da Seda Marítima“, bem como intercâmbio comercial e cooperação em investimentos, entre outras atividades relacionadas a portos que serão decididas em conjunto.

Hugo Figueirêdo, presidente do Complexo do Pecém, acredita que esse acordo de cooperação poderá ampliar as relações entre os dois portos, que já estão conectados por uma linha de longo curso.

“Hoje, já há movimentação de carga entre os portos do Pecém e de Xiamen. São cargas principalmente relacionadas a rochas ornamentais. Mas há, também, potencial para termos cargas de contêineres sendo movimentadas entre os dois portos, que atualmente chegam e saem do Brasil pelo Porto de Santos. Acredito que, com o trabalho de cooperação, haverá oportunidade de explorar novas cargas e novas linhas.”

Hugo Figueirêdo, presidente do Complexo do Pecém

O vice-governador do Governo Popular Provincial de Fujian, Lin Wenbin, enfatiza o interesse em estreitar os laços e explorar o potencial da parceria, não apenas no Porto de Xiamen, mas também em outros ativos portuários em sua província, além de discutir questões relacionadas a linhas de navegação e capacitação profissional.

Além do Pecém: Ceará e Fujian

Além do Complexo do Pecém, o Governo do Estado, por meio do governador Elmano de Freitas, também formalizou, no último domingo (15), um protocolo de intenções entre o Ceará e Fujian. O acordo tem como objetivo promover o desenvolvimento de recursos humanos, especialmente jovens, na área de energias renováveis, através de um programa de treinamento. A realização desta iniciativa está prevista por meio de colaborações entre o Estado e empresas chinesas que operam no Ceará.

“Ficou muito claro que a operação entre os portos é uma prioridade nessa colaboração entre Ceará e Fujian. Nosso objetivo é identificar as oportunidades práticas de desenvolvimento dessa cooperação.”

Hugo Figueirêdo, presidente do Complexo do Pecém

Saiba mais:

Sines-Pecém: rota essencial ao hidrogênio verde diminui percurso entre continentes

Complexo do Pecém tem aporte aprovado para obras de inclusão do hidrogênio verde

Sair da versão mobile