A utilização da Inteligência Artificial (IA) Generativa não se restringe apenas às grandes empresas, sendo também uma opção viável para as pequenas e médias empresas (PMEs) em busca de crescimento. De acordo com o estudo global “Back to Business” da Visa, 87% dos líderes de PMEs em vários países planejam adotar a IA generativa e automação nos próximos 12 meses, principalmente para ganhar vantagem competitiva e impulsionar o crescimento de seus negócios.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Além disso, um estudo do Gartner com mais de 1.400 líderes executivos revelou que 45% das empresas estão em estágios de teste da tecnologia, e 10% já a implantaram em seus processos de produção. Essa é uma evolução em relação a pesquisas anteriores, onde apenas 15% estavam em fase de teste e 4% já utilizavam efetivamente a IA generativa.
Xiko da Rocha Campos, Head de Soluções e Vendas para o Comércio da América Latina e Caribe, destaca que a empolgação em torno da IA se justifica devido aos diversos benefícios que ela oferece às PMEs, incluindo o aumento da eficiência, produtividade, segurança digital e aprimoramento da comunicação com clientes, fornecedores e colaboradores.
“As possibilidades da IA nas operações das pequenas e médias empresas são vastas. Além da eficiência de processos, também permite que as empresas analisem, por exemplo, emoções, antecipem as necessidades do cliente e do mercado e se adaptem às mudanças com maior rapidez. Há, ainda, empresas brasileiras de diversos setores que utilizam a IA para segmentar o público-alvo e criar mensagens mais relevantes, melhorando, assim, o retorno do investimento quanto ao marketing personalizado.”
Xiko da Rocha Campos, Head de Soluções e Vendas para o Comércio da América Latina e Caribe
IA generativa no dia a dia das empresas
As empresas não estão apenas discutindo a IA generativa, elas estão alocando tempo, dinheiro e recursos significativos para avançar nesse campo e obter resultados concretos nos negócios, na perspectiva de Frances Karamouzis, Analista e Vice-Presidente do Gartner. 55% das empresas relatam um aumento nos investimentos na tecnologia desde que ela ganhou destaque no cenário público há dez meses. “A Inteligência Artificial Generativa agora está na pauta de CEOs e conselhos de administração, enquanto buscam aproveitar o potencial transformador dessa tecnologia”, ressalta.
O Gartner também revelou que cerca de 78% dos entrevistados acreditam que os benefícios da ferramenta se sobrepõem aos riscos, um aumento em relação aos 68% que compartilhavam esse sentimento na pesquisa anterior. Os executivos estão adotando uma postura mais ousada em relação a esse modelo de IA, à medida que percebem como essa tecnologia pode impulsionar a inovação, otimização e disrupção. Líderes de negócios e de TI compreendem que a abordagem de esperar para ver é mais arriscada do que investir, segundo Karamouzis.
*Com informações da Forbes.
Saiba mais:
A Inteligência Artificial e o Novo Horizonte Financeiro
Ceará pode ser protagonista em inteligência artificial no campo