No terceiro trimestre deste ano, o mercado global de smartphones experimentou uma retração de 8%, atingindo o ponto mais baixo em uma década. Essa queda foi atribuída à demanda fraca por grandes marcas, incluindo a Apple e a Samsung, em grande parte dos mercados desenvolvidos, de acordo com dados da Counterpoint Research.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Os números revelam que a participação de mercado das cinco principais marcas, que incluem também as empresas chinesas Xiaomi, Oppo e Vivo, diminuiu para o nível mais baixo em três anos.
Essa pesquisa levanta preocupações sobre o impacto contínuo dessa tendência no desempenho futuro de empresas como a Apple, cujas vendas caíram 8% no trimestre. Até mesmo o líder de mercado, a Samsung, registrou uma queda de 13% nas unidades vendidas durante o mesmo período.
A Huawei, apesar das rigorosas sanções dos EUA, ganhou participação de mercado no trimestre, graças ao lançamento do smartphone Mate 60 Pro, que utiliza um chip de fabricação chinesa avançado.
Comparado ao trimestre anterior, as vendas no setor aumentaram 2%, gerando esperanças de que o mercado possa finalmente interromper a série de quedas anuais que duram há mais de dois anos, durante os últimos três meses do ano.
A Counterpoint apontou que o lançamento da linha do iPhone 15 em setembro como um possível catalisador para revitalizar o crescimento nos mercados desenvolvidos, como os Estados Unidos, Europa e Coreia do Sul.
De acordo com a empresa de pesquisa de mercado, após um forte desempenho em setembro, há esperança é de que o impulso continue até o final do ano, especialmente com o impacto total da série iPhone 15,
Até o momento, os mercados emergentes têm se destacado nas vendas de smartphones em um ano que, de outra forma, seria considerado mais fraco. No terceiro trimestre, o Oriente Médio e a África foram as únicas regiões a registrar crescimento em relação ao ano anterior, de acordo com os dados da Counterpoint.
*Com informações da Época Negócios.
Mercado de dados: As principais tendências para setor em 2024
IA no varejo: Uso da tecnologia pode otimizar tempo e dinheiro nas empresas