O engenheiro e escritor Cássio Borges, ex-diretor regional do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) na última terça-feira (24), no Plenário 13 de Maio, em sessão solene que celebrou os 114 anos de atuação do Departamento, por iniciativa do deputado estadual De Assis Diniz (PT). Dr. Cássio, como era popularmente conhecido, faleceu em julho de 2023, aos 89 anos.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
O jornalista e empresário Marcos André Borges, CEO do Grupo VSM Comunicação, representou a figura de seu pai na solenidade e recebeu a placa comemorativa das mãos de De Assis Diniz. “É com grande honra e emoção que aceito esta comenda em nome do inesquecível Dr. Cássio Borges, um homem cujo legado perdurará nas estruturas que ele projetou e na inspiração que ele proporcionou a todos. Embora não esteja fisicamente presente, seu espírito e sua paixão pela engenharia continuam a nos guiar. Essa comenda não é apenas um tributo a ele, mas também um lembrete de que o conhecimento e a dedicação de uma vida podem deixar uma marca indelével na história”, discursou Marcos.
Além de Cássio Borges, outras personalidades ligadas ao Departamento também foram homenageadas na ocasião, como Fernando Marcondes de Araújo Leão (diretor-geral); Luiz Hernani de Carvalho Junior (diretor de Infra-Estrutura Hídrica); Antônio José Porto Mota (coordenador Estadual do Ceará); Francisco Evaldo Braz Azevedo (chefe do serviço de Recursos Financeiros); e Andréa Rodrigues Pereira (chefe da Divisão de Licitação).
Cássio Borges
O engenheiro civil e escritor Manfredo Cássio de Aguiar Borges foi uma das figuras mais notáveis em sua área de atuação, deixando um legado marcante no setor hidrológico e de recursos hídricos. Nascido em 6 de setembro de 1933, em Sobral, Dr. Cássio deu contribuições valiosas ao DNOCS, onde por décadas participou ativamente de projetos relevantes na área hidrológica e de planejamento, sendo alçado a diretor geral da entidade, como também à Sudene, contribuindo para estudos essenciais para o desenvolvimento da região Nordeste.
Pela relevância dos serviços prestados ao Estado e por sua paixão pelos livros, Cássio Borges, que também foi presidente do Fortaleza Esporte Clube, em celebração aos seus 80 anos de vida, foi condecorado como cidadão fortalezense em novembro de 2013, título concedido pela Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).