Indústria da China registra contração inesperada em outubro 

Por: Redação | Em:
Tags:, ,
indústria chinesa

O setor da indústria, que representa 28% do Produto Interno Bruto (PIB) chinês, encolheu por cinco meses consecutivos desde março. (Foto: Freepik)

A atividade da indústria chinesa encolheu devido à demanda fraca, intensificando os apelos por um aporte político mais robusto para estimular o crescimento econômico.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


De acordo com o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) da China, o Índice Oficial de Gerentes de Compras (PMI) do setor industrial registrou uma queda de 0,7 pontos, atingindo 49,5 em outubro. Isso contrasta com as expectativas de estabilidade em relação a setembro, conforme apontado por analistas consultados pela Reuters.

Enquanto isso, o PMI não-industrial, que abrange os setores de serviços e construção, atingiu 50,6 este mês, o menor nível desde que a China interrompeu as restrições da Covid-19 em dezembro de 2022.

O PMI é um indicador mensal da atividade econômica, em que uma leitura acima de 50 indica expansão, ao passo que qualquer valor abaixo desse limiar sinaliza contração. De acordo com o DNE, o feriado da Semana Dourada, que ocorreu de 29 de setembro a 6 de outubro, também afetou o PMI industrial

Ainda assim, essa contração destaca a vulnerabilidade da segunda maior economia global. A economia chinesa enfrenta desafios crescentes, incluindo a fraca despesa dos consumidores, uma crise imobiliária em aprofundamento e uma demanda global enfraquecida.

O setor industrial, que representa 28% do Produto Interno Bruto (PIB) chinês, encolheu por cinco meses consecutivos desde março. Em setembro, houve um pequeno aumento, alimentando a esperança de que a economia estivesse se estabilizando.

Zhiwei Zhang, presidente e economista-chefe da Pinpoint Asset Management, afirma que a retração inesperada do PMI industrial mostra que a recuperação na China é um caminho difícil, uma vez que a procura interna ainda é bastante fraca.

Baixa demanda na indústria

A pesquisa do DNE revelou que as novas encomendas às fábricas diminuíram em outubro em comparação com o mês anterior, indicando uma queda na procura. O subíndice de emprego também caiu, sinalizando uma diminuição nas contratações nas fábricas.

A queda no PMI não-industrial sugere que a procura por viagens e reuniões diminuiu rapidamente após o feriado da Semana Dourada, de acordo com analistas da Nomura. No geral, essa desaceleração econômica enfatiza a necessidade de um apoio fiscal mais robusto, conforme observado por Zhang.

*Com informações da CNN Brasil.

Saiba mais:

China prepara alto estímulo fiscal visando o reaquecimento da economia

Brasil é o segundo país que mais importa painéis solares da China

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas