A gigante da indústria alemã Siemens anunciou uma parceria com a Microsoft visando o desenvolvimento de um assistente a partir de inteligência artificial (IA). O objetivo é aprimorar a colaboração entre seres humanos e máquinas nas instalações industriais.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
O Siemens Industrial Copilot vai utilizar a IA generativa para capacitar os usuários na criação, otimização e depuração de código de automação. Isso representa uma economia de tempo para as empresas, reduzindo tarefas que costumavam levar semanas para apenas minutos, conforme destacado pela Siemens em comunicado à imprensa nesta terça-feira (31).
A Microsoft, após um investimento de mais de US$ 10 bilhões no desenvolvimento do ChatGPT pela OpenAI, é pioneira na integração de “copilotos” de IA generativa em seus próprios produtos e serviços.
Atualmente, a empresa está trabalhando em parceria com diversos setores industriais, incluindo automobilístico, bens de consumo e construção de máquinas, visando aprimorar suas operações.
O CEO da Siemens, Roland Busch, destacou que essa colaboração entre humanos e máquinas tem o potencial de revolucionar a forma como as empresas projetam, desenvolvem, fabricam e operam. Isso possibilitará que engenheiros acelerem o desenvolvimento de códigos, impulsionem a inovação e enfrentem desafios relacionados à mão de obra qualificada.
Além disso, o fornecedor automotivo alemão Schaeffler já está utilizando um copiloto semelhante para gerar código e programar sistemas de automação, resultando na redução dos tempos de inatividade nas fábricas.
*Com informações do InfoMoney.
Saiba mais:
Ceará pode ser protagonista em inteligência artificial no campo
Tecnologia na gestão de informação estimula competitividade nas empresas