Ícone do site TrendsCE

Óleo e gás registram produção recorde no Brasil em setembro

óleo e gás

O Brasil alcançou um marco na produção de óleo e gás, em setembro, atingindo a marca de 4,666 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), de acordo com o Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural divulgado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em 1º de novembro. Esse valor representa um aumento de 6% em relação aos 4,392 milhões de barris por dia (bpd) registrados em agosto.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


As empresas petrolíferas do país produziram 3,672 milhões de bpd de petróleo em setembro, o que representa um aumento de 6,2% em relação a agosto e um impressionante aumento de 16,7% em comparação com o mesmo mês de 2022.

A produção de gás natural atingiu 157,99 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), o que significa um aumento de 6,9% em comparação com o mês anterior e um crescimento de 10,4% em relação a setembro do ano passado.

Além disso, 77% da produção total de óleo e gás do Brasil no período provém do pré-sal, contribuindo com 2,830 milhões de bpd de petróleo, um aumento de 9,5%, e 121,61 milhões de m³/d de gás natural, um aumento de 19,8%, totalizando 3,594 milhões de barris de óleo equivalente.

Os principais campos produtores incluem Tupi, com 1,1 milhão de boe/d, Búzios, 878 mil boe/d, e Mero, com 310 mil boe/d, localizados na Bacia de Santos, que, juntos, respondem por 66% da produção total do país.

*Com informações da Agência epbr.

Saiba mais:

Petrobras é líder em inovação com startups em Petróleo e Gás no Brasil

Petróleo e combustíveis aceleram articulação pela reforma tributária

Sair da versão mobile