A plataforma inovalink, que reúne uma extensa base de dados sobre incubadoras, aceleradoras de negócios e empresas de inovação brasileiras, foi oficialmente lançada na última terça-feira (7), durante a 33ª Conferência Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) em Brasília.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Essa iniciativa é o resultado de uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Anprotec.
O inovalink oferece um mapeamento abrangente e um conjunto de informações sobre os principais participantes do ecossistema de inovação nacional. Essa ferramenta desempenhará um papel relevante na formulação e desenvolvimento de políticas públicas, na criação de parcerias e na promoção dos ambientes de inovação do país.
Guila Calheiros, secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, destacou a importância dos dados da plataforma para a tomada de decisões e o desenvolvimento de programas de apoio a empreendimentos inovadores. “Vamos saber o efetivo impacto no sistema nacional de ciência e tecnologia e os resultados econômicos que essas empresas geram”, afirma.
Além disso, o secretário reforçou que o inovalink vai complementar o InovaData-BR, outra plataforma do MCTI que mapeia os parques tecnológicos do país.
O mapeamento da inovalink
A inovalink não apenas identifica incubadoras e aceleradoras, mas também buscará mapear as empresas associadas a esses ambientes de inovação, com uma expectativa de abranger mais de 30 mil delas. A plataforma também disponibilizará relatórios abordando temas como pesquisa e desenvolvimento, governança e sistemas de gestão dessas instituições.
Chico Saboya, presidente da Anprotec e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), ressaltou a importância de dados sólidos que retratem a vitalidade do ecossistema de inovação no Brasil.
*Com informações do Gov.br.