ceará e construção

No acumulado de janeiro a outubro deste ano, o gasto médio da construção por metro quadrado aumentou 2,29% no Ceará. (Foto: Envato Elements)

SINAPI registra variação de 0,14% no Brasil e queda de 0,06% no Ceará em outubro

Por: Redação | Em:
Tags:, ,

O  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio do Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) registrou, na última sexta-feira (10), uma variação de 0,14% em outubro, indicando um aumento de 0,12% em relação ao mês anterior. Além disso, nos últimos doze meses, a elevação é de 2,44%, abaixo dos 2,68% registrados no período anterior.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


A Região Norte registra a maior variação mensal, com um aumento em 4 dos 7 estados na parcela de materiais e acordos coletivos em Roraima e Pará, o Norte liderou as variações regionais pelo segundo mês consecutivo, atingindo 0,78%. As demais regiões apresentaram os seguintes resultados: 0,18% (Nordeste), 0,03% (Sudeste), 0,11% (Sul) e -0,06% (Centro-Oeste).

Desempenho do Ceará no setor

Ao analisar apenas o mês de outubro, o Sinapi apresentou uma queda de 0,06% no Ceará, resultando em um custo médio da construção por metro quadrado de R$ 1.578,86. O valor registrado ficou abaixo da média observada na região Nordeste, de R$ 1.593,63.

Além disso, no acumulado de janeiro a outubro deste ano, o gasto médio da construção por metro quadrado aumentou 2,29% no Ceará. O percentual está acima da média nacional para o mesmo período de 2,20% e da variação registrada na região Nordeste de 2,13%.

Maior alta

No mês avaliado, o Rio Grande do Norte teve o maior aumento, com 1,60%, impulsionado pelo aumento nas parcelas de materiais e mão de obra. Pará (1,36%) e Roraima (1,18%) também registraram elevações, influenciados por acordos coletivos.

Com informações da Agência IBGE.

Saiba mais:

Custo de obras pode diminuir até 15% com Projeto “Construção 2030”

Caged: construção civil cria mais de 7 mil novos empregos este ano no Ceará

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas