Conforme informações do portal do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), devido à elevada temperatura na região Sudeste, o Brasil alcançou uma marca histórica de demanda de energia elétrica, atingindo 100.480 MW, equivalente a 100,542 GW. A média de consumo por hora ao longo do mês é de aproximadamente 73 GWh.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Além disso, a demanda por energia elétrica, incluindo consumo e perdas elétricas, está prevista para atingir 79.781 megawatts-médios (MW) em novembro, refletindo um aumento de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior. Se esse valor for confirmado, marcará a primeira vez no ano que a carga ultrapassa dois dígitos.
O ONS indica que, na próxima semana operativa (11 a 17/11), as previsões apontam para um aumento nas temperaturas médias em grande parte do país, o que terá impacto direto na demanda. O clima mais quente impacta em um maior uso de equipamentos como refrigeradores e ar-condicionado.
Em sua análise anterior, o ONS havia estimado uma demanda de 77.394 MWmed para novembro, representando um incremento de 7,6% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Silveira destaca potencial do Brasil na energia verde e futuros investimentos no Nordeste
Pesquisa mostra que energia solar deve dar um salto no cenário global