Parque eólico: Amazon anuncia segundo projeto com foco em renováveis no Brasil

Por: Redação | Em:
Tags:, ,
amazon abre parque eólico

O parque eólico é o segundo projeto em energia renovável da Amazon no país, sucedendo o anúncio de um parque solar de 122 MW no em 2022. (Foto: Envato Elements)

A multinacional de tecnologia norte-americana Amazon anunciou, na última segunda-feira (13), seu primeiro parque eólico em grande escala no Brasil, com uma capacidade instalada de 49,5 megawatts (MW). Quando estiver operacional, a expectativa é de que o parque gere 255 GWh/ano (gigawatts-hora) de energia limpa.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


O parque eólico é o segundo projeto em energia renovável da Amazon no país, sucedendo o anúncio de um parque solar de 122 MW no em 2022. Ambos os empreendimentos vão desempenhar um papel relevante no fornecimento de energia limpa para os datacenters e operações da Amazon, alinhando-se ao compromisso Climate Pledge da empresa de atingir emissões líquidas zero em todas as suas operações até 2040.

Cleber Morais, diretor regional da Amazon Web Services (AWS) para a América Latina e Caribe, afirmou que “a Amazon está avançando para abastecer 100% de suas operações com energia renovável até 2025, como parte do nosso compromisso Climate Pledge de alcançar carbono líquido zero até 2040.”

O diretor ainda destaca que os projetos de energia renovável no Brasil desempenham um papel vital nesse esforço. A companhia tem se dedicado a tornar as operações no país mais sustentáveis, e esses projetos não apenas visam o fornecimento de energia limpa para alimentar os datacenters da AWS, mas também a criação de empregos e impulsionamento do crescimento econômico nas comunidades onde os clientes da empresa residem e trabalham.

Amazon e o papel socioambiental

A edificação do recém-criado parque eólico, situado no Complexo Eólico do Seridó, já resultou na criação de aproximadamente 1.000 empregos no Brasil, sendo quase metade preenchida por trabalhadores oriundos de comunidades locais no interior do Rio Grande do Norte, conforme informações da desenvolvedora Elera Renováveis. A região é reconhecida mundialmente como uma das mais propícias para a geração de energia eólica em terra.

Desenvolvido pela Elera Renováveis, o Complexo do Seridó integra um portfólio de energia totalmente renovável, compreendendo usinas hidrelétricas, parques eólicos, parques solares e instalações de biomassa. A Elera concentra seus esforços na descarbonização por meio da produção de energia limpa, segura e sustentável.

*Com informações da Época Negócios.

Saiba mais:

Fortescue recebe primeira licença ambiental para hub de hidrogênio verde no Ceará

Noruega irá investir R$ 13,5 mi em pesquisa em energia no Brasil

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas