Entre janeiro e outubro deste ano, houve um avanço nas exportações de produtos agropecuários brasileiros, alcançando 57 novos mercados. O crescimento foi impulsionado pelas autorizações sanitárias concedidas pelos países parceiros ao Brasil, por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
As autorizações resultaram de um processo detalhado de elaboração de informações técnicas e negociações internacionais, atendendo aos requisitos sanitários e fitossanitários, viabilizando assim a exportação de novas mercadorias e parcerias ao longo de 2023.
Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, destaca o aumento da participação dos produtos agropecuários brasileiros no comércio global. Ele enfatiza que as diversas cadeias agropecuárias podem se beneficiar desses novos acessos, promovendo desenvolvimento sustentável, geração de renda e riqueza tanto para o Brasil quanto para o setor.
A suspensão do embargo à importação de carne bovina brasileira pela China foi uma conquista importante este ano, especialmente após a confirmação de um caso isolado e atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina, conhecida como mal da vaca louca.
Além disso, o Brasil obteve o reconhecimento da certificação oficial de qualidade do algodão brasileiro para o mercado chinês.
Novos destinos das exportações
Entre as principais exportações brasileiras destacam-se a venda de carne bovina para o México e carne suína para a República Dominicana.
No caso do Egito, o foco das exportações concentrou-se no algodão brasileiro, além de uma significativa demanda por frutos de mamão “papaya”, que também encontraram expressiva comercialização no Chile.
Acordos de cooperação para a implementação do sistema de “pre-listing” foram celebrados no Chile e em Cuba, visando a habilitação de estabelecimentos exportadores.
Quanto ao Reino Unido, destacou-se a plena retomada do sistema de habilitação de estabelecimentos através do pre-listing pela autoridade do país exportador, acompanhada da remoção dos controles reforçados na inspeção britânica de carregamentos de produtos de origem animal do Brasil.
*Com informações do Money Times.
Saiba mais:
Conheça os principais entraves à competitividade das exportações do Brasil