Ícone do site TrendsCE

Black Friday antecipada tem queda no faturamento em 2023

black friday

O volume de vendas da Black Friday antecipada, que diz respeito ao e-commerce nos primeiros 15 dias de novembro, registrou uma queda de 6,7% em relação a 2022. Totalizando um faturamento de R$ 6,92 bilhões, de acordo com dados da Neotrust, empresa especializada em soluções de segurança e tecnologia para o varejo. 


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


A pesquisa abrange 2.500 empresas do varejo eletrônico, considerando todos os meios de pagamento e avaliando cerca de 1,5 milhão de pedidos diários. No período avaliado, foram realizados 16,4 milhões de pedidos, indicando uma redução de 13,5% em comparação ao mesmo período do ano passado, que registrou 19 milhões de pedidos. 

A Black Friday deste ano enfrenta desafios, sendo o primeiro ano sem pandemia, eleições ou Copa do Mundo, porém, marcado pelo alto nível de endividamento das famílias, restrição ao crédito e uma seca histórica na região Norte, impactando a logística das varejistas durante a data e o final do ano.

Diante desse cenário, a expectativa é de uma Black Friday com vendas mais conservadoras, e até o volume de fraudes deve diminuir devido à menor quantidade de pedidos. Mesmo com a queda parcial, o estudo projeta um aumento de 12% no faturamento durante a Black Friday em si, considerando o período entre quinta e domingo desta semana, totalizando R$ 7,99 bilhões em comparação com o mesmo período do ano passado.

Além disso, o ticket médio das compras teve um leve aumento de 8%, atingindo R$ 421 nos primeiros 15 dias deste mês. Em 2022, quando o faturamento do comércio eletrônico atingiu R$ 7,42 bilhões, o ticket médio na primeira quinzena de novembro foi de R$ 390.

*Com informações do InfoMoney.

Saiba mais:

Investimentos de Venture Capital alcançam R$ 1,9 bilhão

Sebrae/CE premia 295 empresas com o Selo de Qualidade Empresarial

Sair da versão mobile