O estudo “O metaverso para a indústria“, conduzido pela Nokia em parceria com a Ernst & Young (EY), aponta que o metaverso já é uma realidade em diversos setores industriais e empresariais. De acordo com a pesquisa, 58% das empresas já implementaram ou experimentaram versões industriais e empresariais do metaverso, abrangendo setores como automotivo, manufatureiro, energia, transporte, logística e utilities.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Os benefícios analisados depois da adoção da tecnologia superaram as projeções iniciais, com uma redução de despesas de capitais atingindo 39%, enquanto a expectativa era de 24%. Além disso, o levantamento destaca que, das empresas que ainda não exploraram o metaverso, 94% têm planos de fazê-lo nos próximos dois anos.
O estudo ainda identificou as principais tecnologias que impulsionam o metaverso em ambientes corporativos, como computação em nuvem, Inteligência Artificial (IA), Machine Learning (ML) e redes privativas 5G. Além destes, as redes de fibra óptica e sensores inteligentes desempenham um papel relevante, seguidos por equipamentos de realidade aumentada (AR), virtual (VR) e estendida (XR).
Outros benefícios que foram além das estimativas iniciais incluem ganhos em sustentabilidade, aprimoramento da segurança, redução de opex (capital utilizado para manter ou melhorar os bens físicos) e maior agilidade no lançamento de soluções no mercado.
Metaverso: evolução nos negócios
A pesquisa consultou 860 empresários entre março e abril, abrangendo seis países: Alemanha, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão, Reino Unido e Brasil. 44% dos líderes empresariais entrevistados, o metaverso é o próxima passo na digitalização, enquanto 13% enxergam a tecnologia como uma evolução voltada para redes sociais e jogos eletrônicos.
*Com informações do Exame.
Saiba mais:
China acelera na corrida pelas IA’s e cria 79 modelos em grande escala
Mercadante alerta sobre perigos de IA no mercado de trabalho