Tendo em perspectiva uma melhor compreensão das políticas sociais no Brasil, na última quinta-feira (23), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou o Beneficiômetro da Seguridade Social. Esta iniciativa busca quantificar e analisar os impactos das políticas sociais, abrangendo três áreas principais: saúde, assistência social e Previdência Social.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
O instrumento engloba 121 indicadores consolidados em um portal, acompanhados por textos que auxiliam na análise e interpretação dos dados e indicadores.
O Ipea destaca que essa ferramenta preenche lacunas no entendimento dos avanços na oferta de benefícios das políticas públicas, fornecendo informações abrangentes além das métricas financeiras convencionais.
Os indicadores abordam benefícios monetários e não monetários, englobando áreas como saúde sexual e reprodutiva, saúde materna e infantil, cobertura vacinal, previdenciária e serviços socioassistenciais.
Ao fornecer uma análise detalhada dos benefícios oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), assistência social e previdência, o Ipea contribui para monitorar e promover o aprimoramento das políticas de perspectiva social no Brasil. A iniciativa não apenas promove a transparência na gestão pública, mas também oferece uma visão mais clara dos avanços sociais no país.
*Com informações da Agência Brasil.
AECIPP lança plataforma que conecta projetos sociais e empresas
Projetos sociais: Banco do Nordeste disponibiliza mais de R$ 20 mi para iniciativas