Ícone do site TrendsCE

Estudo indica que utilização eficaz de IA é desafio para 71% das empresas

ia nas empresas

O Índice de Competências de 2023, relatório realizado pelo Business Talent Group, nos Estados Unidos, revela que apesar da alta procura, aproximadamente um ano após o lançamento do ChatGPT, cerca de 71% dos empregadores ainda enfrentam desafios devido à falta de conhecimentos internos sobre como integrar, de maneira eficaz, a inteligência artificial (IA) em seus fluxos de trabalho não técnicos, ou seja, no âmbito do trabalho intelectual.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Habilidades como ciência de dados, inteligência artificial e aprendizado de máquina mantêm-se essenciais, com uma demanda 100% maior para ciência de dados e aprendizado de máquina em comparação com anos anteriores. Esta tendência é projetada para persistir à medida que as ferramentas de inteligência artificial continuam a ser implementadas.

Ainda assim, o estudo destaca vários desafios para as empresas, incluindo a falta de clareza sobre regulamentações de IA, falta de compreensão entre as equipes de liderança sênior, preocupações relacionadas à proteção e segurança de dados, sobrecarga de trabalho com outras questões importantes e, por fim, a falta de compreensão sobre onde a IA pode ser mais eficazmente aplicada.

Alternativas para o uso de IA

Tendo em perspectiva a utilização de IA’s pelas companhias, ações como o desenvolvimento de consciência sobre a IA representam um passo importante no processo. A elaboração de um treinamento, por exemplo, para internos e parceiros de negócios compreenderem as capacidades da IA, capacitaria os líderes a fazerem escolhas informadas para aprimorar a tomada de decisões, previsões e fluxos de trabalho diários em suas organizações.

A colaboração com consultores externos especializados em IA, focados em ética e regulamentação, pode ser uma solução eficaz. Esses consultores trabalhariam em conjunto com os empregadores, oferecendo orientação sobre a integração segura da IA no ambiente de trabalho, preservando a confiança e a segurança dos dados.

Além de oferecer treinamento extensivo em todos os níveis da organização, desde a liderança sênior até gestores intermediários e funcionários de níveis iniciais, abordando a implementação ética da IA. Isso estabeleceria diretrizes éticas e capacitaria todos os funcionários a compreenderem e incorporarem a tecnologia em suas atividades diárias.

*Com informações da Forbes.

Saiba mais:

Tecnologia ganhou espaço no setor automotivo em 2023

Oxe, agro cearense usa sim tecnologia de ponta

Sair da versão mobile