As movimentações financeiras das pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras apresentaram um aumento de 14,6% em outubro de 2023, conforme apontado pelo Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs).
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
O levantamento indica que o quarto trimestre começou com aceleração, seguindo um crescimento de 9,4% no terceiro trimestre. No acumulado do ano até outubro, o IODE-PMEs revela um crescimento de 6,0% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O IODE-PMEs atua como um indicador econômico para empresas com faturamento anual de até R$ 50 milhões, divididas em 678 atividades econômicas pertencentes aos setores de Comércio, Indústria, Infraestrutura e Serviços.
No setor de Serviços, as PMEs registraram um crescimento de 13,4% em outubro em comparação com o mesmo mês do ano anterior, impulsionado pelo bom desempenho nos segmentos de Saúde humana e serviços sociais, Atividades administrativas e serviços complementares, e Atividades profissionais, científicas e técnicas.
O maior aumento observado em outubro pelo IODE-PMEs foi no setor industrial, que avançou 23,5%. Dentre os 23 subsetores da indústria de transformação acompanhados, 20 apresentaram crescimento de dois dígitos no último mês, com destaque para atividades como Fabricação de produtos de madeira, Fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, e Impressão e reprodução de gravações.
Na Infraestrutura, o IODE-PMEs indicou um aumento na movimentação financeira real de 8,1%, refletindo o desempenho positivo de atividades relacionadas à construção civil, como Serviços especializados para construção e Construção de edifícios.
Contudo, o índice ainda aponta uma queda na atividade das PMEs ligadas às Obras de infraestrutura. O setor de Comércio foi o único a apresentar retração em outubro, registrando uma queda de 0,5%.
Apesar da nova queda de 14,1% no varejo em outubro, algumas atividades de segmentos específicos, como Varejo de pedras para revestimento, Varejo de artigos de cama, mesa e banho, e Varejo de plantas e flores naturais, continuam em crescimento.
*Com informações do Exame.
Saiba mais:
Pesquisa revela que 49% das empresas estão formalizadas com critérios ESG
Estudo indica que utilização eficaz de IA é desafio para 71% das empresas