Ícone do site TrendsCE

Chegada do PIX automático deve impactar diversos setores da economia

pix automático

O Banco Central (BC) divulgou que em outubro de 2024 será lançado o Pix Automático, uma inovação na plataforma de pagamentos instantâneos que oferecerá a opção de realizar diversas transações de forma recorrente e automática, eliminando a necessidade de validar dados e autorizar cada operação.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


De acordo com Nathan Marion, especialista em métodos de pagamento, o Pix automático tem grande potencial, podendo se tornar um dos principais meios de pagamento em 2024. Ele enfatiza a importância do Pix, que movimentou R$ 1,53 trilhão apenas em setembro deste ano. 

Com essa nova alternativa de pagamento, a plataforma ganha a capacidade de agendar contas de água, luz, telefone, além de serviços como streaming, mensalidades escolares e parcelamentos de consórcio, promovendo um upgrade na experiência do usuário e impulsionando a economia de forma mais abrangente.

A confiança do público no Pix cria uma tendência favorável à aceitação de novas funcionalidades. Considerando que apenas 40% da população brasileira tem acesso a um cartão de crédito, conforme o estudo Beyond Borders 2022/2023, a inclusão dessas pessoas nas transações online se intensifica, com funcionalidades que permitem o agendamento de contas e, futuramente, o parcelamento, espera-se um aumento contínuo no número de adeptos.

Completando três anos de existência, o Pix já representou 36% de todas as transações realizadas no segundo trimestre de 2023, segundo dados do Banco Central. Esse sucesso é atribuído à sua vantagem tanto para consumidores quanto para lojistas, proporcionando praticidade, taxas mais baixas e maior segurança contra fraudes, visto que o dinheiro é creditado instantaneamente na conta do beneficiário.

Saiba mais:

Pix impulsionou economicamente o Brasil em 2023 e mantém projeções positivas para 2024

Circulação de cédulas e moedas cresce 16,7% apesar do PIX

Sair da versão mobile