Gemini: nova IA da Google chega ao mercado para superar o ChatGPT

Por: Boletins Trends | Em:
Tags:, ,
gemini

A principal distinção entre o Bard com Gemini Pro e o ChatGPT gratuito reside nas fontes de dados utilizadas para treinar suas plataformas. (Foto: Divulgação/Google)

O Google anunciou, na última semana, o Gemini, seu mais avançado modelo de inteligência artificial (IA), que superou 30 dos 32 pontos de referência acadêmicos em várias tarefas relacionadas à pesquisa e ao desenvolvimento de grandes modelos de linguagem. O Gemini, que é integrado ao chatbot Bard, demonstra habilidade em organizar, compreender e combinar informações de diferentes naturezas, incluindo textos, imagens, áudios, vídeos e linguagens de programação.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Segundo o Google, o Gemini promete aprimorar substancialmente a maneira como desenvolvedores e empresas constroem soluções com IA. Sua primeira versão, o Gemini 1.0, é otimizada em três modos distintos para atender a diferentes necessidades: o Gemini Ultra, mais robusto para tarefas altamente complexas; o Gemini Pro, ideal para uma ampla variedade de tarefas; e o Gemini Nano, mais eficiente para dispositivos móveis.

Até agora, a abordagem convencional para criar modelos multimodais de IA envolvia treinar componentes separados para modalidades distintas e depois integrá-los. Embora eficazes em algumas tarefas, esses modelos podem enfrentar desafios ao lidar com raciocínios mais complexos. Com o Gemini, o Google busca ir além, desenvolvendo um modelo multimodal nativo de IA, pré-treinado em diversas modalidades, visando compreender, raciocinar e processar simultaneamente dados sobre uma ampla gama de informações desde o início.

Gemini x ChatGPT

Nos testes, o Gemini demonstrou desempenho comparável e, em alguns casos, superior ao GPT-3.5 e GPT-4, modelos de linguagem atualmente utilizados pela OpenAI. Disponível em 170 países, incluindo o Brasil, a funcionalidade promete respostas mais precisas e uma camada adicional de segurança contra informações falsas e discriminatórias.

Embora apenas alguns recursos do sistema tenham sido disponibilizados ao público, é prematuro determinar se a proposta do Google conseguirá rivalizar com a popularidade da ferramenta da OpenAI. Com sua versão melhorada, o Bard se destaca na competição entre chatbots. 

A principal distinção entre o Bard com Gemini Pro e o ChatGPT gratuito reside nas fontes de dados utilizadas para treinar suas plataformas. O Gemini foi projetado para processar diversos formatos de dados simultaneamente, como textos, códigos, áudios, imagens estáticas e vídeos, oferecendo uma ampla gama de informações para gerar feedbacks.

Além disso, o chatbot é gratuito e tem acesso à Internet em tempo real. Por outro lado, o GPT-3.5, versão pública do ChatGPT, é treinado em um conjunto predefinido de dados, não atualizado desde 2021.

Ambos são sistemas em desenvolvimento, seus recursos podem evoluir ao longo do tempo. Entretanto, testes divulgados pelo Google indicam que a versão Ultra do Gemini supera o ChatGPT-4 em diversas tarefas, alcançando um desempenho de 90% em um teste com 57 disciplinas, em comparação com os 86,4% do concorrente da OpenAI.

*Com informações da TechTudo.

Saiba mais:

Indústria 4.0: 69% das fábricas do Brasil possuem pelo menos uma tecnologia digital

Estudo indica que utilização eficaz de IA é desafio para 71% das empresas

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas