Ícone do site TrendsCE

ChatGPT terá conteúdo de notícias após acordo entre OpenAI e Axel Springer

chatgpt

O conglomerado de comunicação Axel Springer SE, fechou um acordo com a OpenAI, a criadora do ChatGPT, permitindo que esta utilize o conteúdo publicado pelos veículos da empresa para aprimorar seus modelos de inteligência artificial (IA) e responder a perguntas dos usuários.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Segundo o contrato anunciado, na última quarta-feira (13), a OpenAI pagará a Axel Springer pelos artigos e outros conteúdos de publicações como Politico, Business Insider, Bild e Die Welt, embora as condições financeiras não tenham sido divulgadas.

A OpenAI utilizará o conteúdo do grupo alemão para criar respostas a perguntas de usuários no ChatGPT, incluindo links para os textos completos em seus veículos, visando proporcionar transferência e mais informações. O CEO da Axel Springer, Mathias Döpfner, expressou o desejo de explorar as oportunidades da inteligência artificial no jornalismo para elevar a qualidade, relevância social e o modelo de negócios da área.

Este não é o primeiro acordo entre a OpenAI e editoras, visto que em julho, a startup fechou um acordo com a Associated Press para acessar seus arquivos de notícias. Além disso, a OpenAI assinou um contrato de US$ 5 milhões com a American Journalism Project no mesmo mês para experimentar formas de benefício de veículos com IA..

Embora algumas editoras estejam buscando estratégias na relação com a IA generativa, há receios de que seus conteúdos estejam sendo utilizados sem compensação adequada. Algumas mídias europeias, como a Radio France, bloquearam o acesso do OpenAI aos seus arquivos, enquanto no Brasil, a Editora Globo recentemente anunciou o bloqueio ao uso de suas informações no modelo do ChatGPT.

*Com informações do InfoMoney.

Saiba mais:

Gemini: nova IA da Google chega ao mercado para superar o ChatGPT

Lucron: Ferramenta digital facilita gestão financeira estratégica

Sair da versão mobile