Eletrobras: H2V pode auxiliar as hidrelétricas no armazenamento de energia

Por: Redação | Em:
Tags:, ,
eletrobras

Com base nos resultados do piloto, a Eletrobras planeja elaborar uma planta de produção de hidrogênio verde em larga escala. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A Eletrobras, maior empresa de geração de energia elétrica do Brasil, planeja utilizar o hidrogênio verde (H2V) como armazenamento de energia, considerando-o uma “bateria do sistema” que pode complementar as hidrelétricas. O vice-presidente de Comercialização e Soluções em Energia da companhia, Ítalo Freitas, destaca que a produção competitiva de hidrogênio com zero emissões é uma vantagem do Brasil, especialmente através de hidrelétricas, que constituem mais de 20% da capacidade instalada da empresa.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Segundo o vice-presidente, um projeto-piloto em Itumbiara, Goiás, combina energia hidrelétrica e solar para produzir hidrogênio verde, utilizando o processo Haber-bosch para transformá-lo em amônia, e funciona como uma forma viável de armazenar energia. Além disso, a Eletrobras acredita que a remuneração das hidrelétricas deve ser reconhecida independentemente do desenvolvimento do hidrogênio.

Em novembro, a empresa aprovou diretrizes estratégicas para atuar exclusivamente na rota de eletrólise com energias renováveis. Com base nos resultados do piloto, a Eletrobras planeja elaborar uma planta de produção de hidrogênio verde em larga escala. O objetivo é apresentar o projeto com contratos de demanda, envolvendo seu time de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na elaboração de soluções de descarbonização para futuros clientes.

A Eletrobras pretende se especializar na produção de energia elétrica e na operação de eletrolisadores, buscando parcerias em projetos de grande escala. O vice-presidente enfatiza que a empresa será uma “operadora de eletrolisadores” e observa que, embora haja uma oferta acelerada de hidrogênio, a demanda efetiva ainda é limitada. A empresa ainda planeja oferecer ferramentas de descarbonização, seja por meio de hidrogênio, amônia ou combustíveis como SAF, metanol e HVO.

*Com informações da Agência epbr.

Saiba mais:

Lula e Scholz fecham acordo para renováveis e H2V

PL vai ao Senado sem subsídios para hidrogênio verde

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas