Renováveis elevam a capacidade de energia do Brasil

Por: Redação | Em:
Tags:, ,
energia e renováveis

O crescimento das renováveis no Nordeste e em Minas Gerais fortaleceu a rede de transmissão para centros de carga do Sudeste e Sul. (Foto: Envato Elements)

O Ministério de Minas e Energia divulgou, na última terça-feira (26), que o Brasil ampliou sua capacidade instalada de energia elétrica em 8,4 gigawatts (GW) no ano de 2023, com as novas usinas das fontes renováveis eólica e solar sendo responsáveis por 90,4% desse crescimento.


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


De acordo com o ministério, a matriz elétrica brasileira atingiu 196,6 GW até o final do ano, com as fontes de geração renovável (hidrelétricas, eólicas, fotovoltaicas e térmicas a biomassa) representando 83,6% do total.

Na expansão, os Estados do Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Bahia se destacaram, cada um adicionando cerca de 2 GW de nova capacidade. Além disso, o crescimento relevante das energias renováveis no Nordeste e em Minas Gerais, especialmente para a energia solar fotovoltaica, levou o país a fortalecer sua rede de transmissão para os centros de carga do Sudeste e Sul.

Após uma série de leilões de transmissão realizados entre este ano e março de 2024, com projetos avaliados em mais de 50 bilhões de reais em investimentos, o governo está considerando a possibilidade de um novo bipolo de transmissão para escoar energia. Este projeto poderá ser leiloado em 2025 ou 2026.

Outra área que experimentou crescimento acelerado neste ano foi a micro e minigeração distribuída, representada por usinas solares de até 5 MW instaladas em telhados, fachadas e terrenos para atender ao consumo de energia local.

Segundo o ministério, a capacidade instalada da geração própria de energia fotovoltaica atingiu 24,4 GW em 2023, já correspondendo a cerca de 11% da geração total de energia elétrica no país.

*Com informações do Terra.

Saiba mais:

Lula e Scholz fecham acordo para renováveis e H2V

Importação: Módulos solares e turbinas eólicas terão taxa a partir de 2024

A tradução dos conteúdos é realizada automaticamente pelo Gtranslate.

Top 5: Mais lidas