De acordo com o presidente nacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Décio Lima, a entidade pretende lançar, no início de 2024, uma nova linha de crédito para micro e pequenas empresas (MPEs), respaldado por um fundo garantidor de R$ 30 bilhões. Essa quantia representa 28 anos de concessão de crédito exclusivo pelo Sebrae.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Sebrae, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Agência Pública de Inovação (Finep), conforme confirmado pelo Ministério do Empreendedorismo na semana passada em comunicado oficial.
O programa terá uma duração de três anos, sendo as entidades responsáveis por emprestar o dinheiro e definir os juros de cada linha. De acordo com o Sebrae, o dinheiro estará disponível a partir de janeiro em celebração aos 15 anos do Microempreendedor Individual (MEI) no Brasil, a serem completados em 19 de dezembro.
O Brasil atualmente conta com mais de 15 milhões de MEIs em operação, sendo que essa modalidade teve um crescimento relevante nos últimos 3 anos, especialmente durante a pandemia da Covid-19, que estimulou o surgimento de novos empreendimentos.
Segundo Décio Lima, o governo federal planeja lançar em breve uma nova fase do programa Desenrola Brasil, voltada para microempreendedores, visando auxiliar os aproximadamente 6 mil microempresários que estão enfrentando problemas de crédito no momento.
*Com informações do CNN Brasil.
Ministério do Empreendedorismo será criado após aprovação no Senado
Geração Z traz a inovação como marca registrada nos novos negócios