Fernando Haddad, ministro da Fazenda, anunciou na última terça-feira (2), uma alteração na política cambial, em entrevista ao jornal O Globo. Ele propõe a implementação de um projeto destinado a reduzir a volatilidade do dólar, utilizando um instrumento do Tesouro para atrair investimentos externos, similar a um hedge cambial. Haddad enfatizou que não será aplicado nenhum mecanismo artificial para evitar oscilações na moeda.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, e o diretor do Banco Central, Gabriel Galípolo, estão estudando esse mecanismo, de acordo com Haddad.
Durante a entrevista com o jornalista Álvaro Gribel, Haddad destacou a obrigação legal de regulamentar a Reforma Tributária, que aborda 71 temas passíveis de inclusão na mesma lei complementar. Além de apontar também a necessidade de monitorar medidas para cumprir o arcabouço fiscal. “Queremos implementar um projeto para diminuir a volatilidade do dólar, um instrumento do Tesouro para atrair investimentos externos, uma espécie de hedge cambial, associado a projetos de transformação ecológica”, afirma o ministro.
Haddad revelou ainda que a reforma do Imposto de Renda será adiada para 2025, explicando que a aprovação em 2024 é desafiadora devido às eleições municipais e à necessidade de avaliação política.
*Com informações do portal Money Times.
Saiba mais:
Presidente do BC projeta crescimento do PIB acima de 1,7%
Haddad: Fazenda apresentará medidas para remediar desoneração