Segundo registros da ata do encontro do Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), que ocorreu de 12 e 13 de dezembro, os membros concordaram em reconhecer o abrandamento da atividade econômica nos Estados Unidos, após o crescimento no terceiro trimestre. Os diretores concordaram com a inclusão da observação de que a inflação nos Estados Unidos diminuiu ao longo do ano passado, mas permaneceu elevada.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Ainda assim, há consenso entre os membros para a modificação na frase na sua declaração pós-reunião, visando futuras ações políticas, que determinaria “a extensão de qualquer reforço adicional na política para devolver a inflação a 2% ao longo do tempo.
Os membros consideraram o acréscimo da palavra “qualquer” como uma maneira de expressar a opinião de que o intervalo-alvo para a taxa dos Fed Funds provavelmente atingiu ou está próximo do pico para este ciclo de aperto, mantendo aberta a possibilidade de novos aumentos se justificados pelos dados, perspectivas e equilíbrio de riscos.
Na mesma reunião, o Fomc manteve os juros entre 5,25% e 5,50% pela terceira vez consecutiva, visando mais progresso em direção às metas do Comitê e coleta de informações adicionais.
Além disso, a ata destacou a solidez do sistema bancário dos EUA, mas reconheceu que condições financeiras restritivas poderiam afetar a atividade econômica, as contratações e a inflação. Os membros permaneceram atentos aos riscos de inflação e concordaram em monitorar as implicações das informações recebidas para as perspectivas econômicas, ajustando a orientação da política monetária conforme necessário.
Ao discutirem as perspectivas para a política, os participantes sugeriram que a taxa diretora provavelmente atingiu ou está próxima do pico neste ciclo, dependendo da evolução econômica. Ações anteriores foram percebidas como eficazes em desacelerar o crescimento da demanda agregada e melhorar as condições do mercado de trabalho, contribuindo para trazer a inflação de volta para 2% ao longo do tempo.
A maioria dos participantes esperava que a orientação política continuasse a suavizar os gastos das famílias e empresas, promovendo reduções adicionais da inflação nos próximos anos, refletindo em projeções que sugeriam um intervalo-alvo mais baixo para a taxa dos Fed Funds até o final de 2024.
*Com informações do Portal InfoMoney.
Saiba mais:
Investidores aguardam ata da reunião do Fomc e bolsas variam no mercado
Haddad: mudança na política cambial visa combater oscilação do dólar