O Ibovespa encerrou com uma queda de 1,21%, na última quinta-feira (4), atingindo 131.225 pontos, devido a novos aumentos nos rendimentos dos títulos do Tesouro norte-americano, impulsionados por dados indicando um mercado de trabalho robusto nos Estados Unidos.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
O número de novos pedidos de auxílio-desemprego, nos Estados Unidos, caiu mais do que o previsto na última semana, indicando condições de mercado de trabalho apertadas. Os pedidos iniciais caíram 18 mil, ajustados sazonalmente para 202 mil na semana encerrada em 30 de dezembro, mantendo-se na extremidade inferior da faixa de 194 mil a 265 mil para 2023. Apesar do esfriamento do mercado de trabalho após aumentos nas taxas de juros pelo Federal Reserve, a taxa de desemprego permanece abaixo de 4%.
Na esfera corporativa, a Zamp, operadora de redes de fast food como Burger King no Brasil, aprovou em assembleia geral extraordinária a saída do Novo Mercado da B3, sem oferta pública de aquisição de ações (OPA), conforme pedido do Mubadala feito em novembro. O presidente do conselho, Marcos Grodetzky, apresentou pedido de renúncia, sinalizando mudanças nas prioridades estratégicas.
No Ibovespa, As ações do Assaí (ASAI3) lideraram as altas do dia, subindo 2,09%, seguidas por Braskem (BRKM5) e BB Seguridade (BBSE3) com altas de 1,07% e 0,86%, respectivamente. No extremo oposto, a MRV (MRVE3) teve a maior queda, recuando 6,32%, enquanto a Alpargatas (ALPA4) encerrou o pregão com perdas consideráveis, de 5,94%.
O dólar fechou o dia em queda de 0,15%, cotado a R$ 4,9074. Quanto ao petróleo, registrou baixa em uma sessão volátil, com os estoques semanais elevados nos EUA ofuscando uma queda maior do que o esperado nos estoques de petróleo.
*Com informações do portal Forbes.
Juros futuros próximos da estabilidade movimenta apostas do mercado
Criptomoedas: Mercado tem queda com possível recusa de ETFs de bitcoin nos EUA