A Inteligência artificial (IA) proporcionou substanciais avanços na sociedade, acelerando serviços cotidianos, como assistentes virtuais e personalização de conteúdo em redes sociais. Ainda assim, a tecnologia continua progredindo gradualmente, e em 2024, novas aplicações e soluções para problemas podem surgir. De acordo com o professor de Tecnologia da Informação no Centro Universitário Braz Cubas, Luís Ricardo de Oliveira, a IA está cada vez mais próxima da realidade das pessoas, possibilitando maior interação e buscando uma comunicação eficaz e natural.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
O professor destaca que as tendências indicam que a tecnologia está aprimorando produtos e serviços em diversos setores, como saúde, agricultura e sistemas de monitoramento, impactando na sociedade e na forma como nos relacionamos.
Para o futuro, espera-se uma presença ainda maior da tecnologia em todas as áreas, tanto pessoais quanto profissionais. Oliveira enfatiza a importância de utilizar a inteligência artificial com sabedoria e inteligência, como complemento ao conhecimento humano, e destaca a necessidade de avaliar os benefícios da tecnologia para obter os melhores resultados.
“A IA já faz parte da nossa rotina em diversos aplicativos que utilizamos no dia a dia, alguns softwares já conhecemos, outros muitas vezes nem percebemos. Por exemplo, os aplicativos de rotas, ao fazer uma previsão de chegada a um determinado destino, os aplicativos de assistentes virtuais, no auxílio de algumas tarefas. Temos ainda nos momentos de entretenimento, utilizando as plataformas de streaming, a presença da inteligência artificial, quando ela nos indica conteúdos similares aos que estamos consumindo, possibilitando assim a chance de acesso a temas que ela entende ser do mesmo interesse do perfil do usuário da conta, visando que o usuário fique mais tempo consumindo o conteúdo destas plataformas.”
Luís Ricardo de Oliveira, professor de T.I. no Centro Universitário Braz Cubas
Outro uso ocorre nas redes sociais com a personalização de conteúdo de acordo com o consumo do usuário, indicando páginas, amigos, entre outros. Além disso, serviços inteligentes de e-mails identificam suspeitos como spam, contribuindo positivamente com a rotina e agilizando tarefas.
Apesar dos benefícios, o especialista alerta sobre possíveis “danos colaterais” que a inteligência artificial pode gerar ao longo do tempo. Segundo o professor, é necessário se manter informado e acompanhar o desenvolvimento desse mercado, “pois é previsível que o aumento da utilização da IA afetará atividades humanas, substituindo tarefas por robôs e impactando cargos e profissões”.
Com todos esses recursos, equipamentos, métodos, aplicativos e assistentes cada vez mais inteligentes, ágeis e aprimorando sua performance, a IA chegou e está em constante evolução. “Dia a dia, teremos novidades, e nós, de uma forma ou de outra, teremos que acompanhar e nos adequar diante dessa evolução tecnológica“, conclui.
Saiba mais:
China usa tecnologia agrícola para alcançar maior produtividade
TSE quer regras para fake news e uso de IA nas eleições deste ano