A cidade de Fortaleza dá mais um passo rumo a uma convivência harmoniosa entre seres humanos e animais de estimação. Em uma iniciativa da Secretaria de Turismo de Fortaleza, a Construtora Colmeia foi certificada com o selo Pet Friendly da Prefeitura. O projeto é liderado pela pasta e pela Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa).
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
Essa certificação é parte integrante de uma série de novas políticas públicas voltadas para melhorar a qualidade de vida dos animais de estimação na cidade. Os condomínios da Colmeia já contam com espaço adaptado para pets e, como parte do novo compromisso, eles passam também a providenciar saquinhos de lixo para recolher resíduos dos animais, além de uma lixeira exclusiva para o descarte destes resíduos.
“É uma iniciativa que contribui para fortalecer a consciência sobre a importância do bem-estar animal na sociedade, destacando a responsabilidade compartilhada de criar ambientes que respeitem e valorizem a relação entre humanos e animais de estimação”, ressalta o presidente da Colmeia, Otacílio Valente.
O selo foi instituído pelo decreto N° 15.644, que promove o bem-estar animal para desfrutar da cidade com conforto. Mas a parceria entre a construtora e o poder público com este fim teve início em 2023, com a primeira praça Pet Friendly do Brasil, localizada no Parque Bisão. Parte integrante do parque, o espaço foi estrategicamente equipado para proporcionar uma variedade de atividades para os animais, incluindo pneu, túnel, rampa A, salto simples, gangorra e slalom pet.
“Muita gente vive em condomínios na cidade, e ter o reconhecimento da Prefeitura de Fortaleza sobre nossas práticas de inclusão e convivência dos animais nas nossas áreas comuns é muito importante”, destaca Thiago Duch, Síndico do Condomínio Living Resort.
Saiba mais:
Mercado pet cresce e aparece no PIB brasileiro
Atendimento veterinário online para pets é novidade para clínicas e tutores