Ícone do site TrendsCE

Construção civil deve ter alta demanda por mão de obra no 2º semestre

construção civil

O segmento de construção no Brasil está previsto para experimentar um aumento significativo na procura por trabalhadores a partir do segundo semestre, impulsionado pelos novos projetos orçados pelo governo para 2024, conforme destacado por Renato Correia, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic).


Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente


Correia apontou uma preocupação com a escassez de mão de obra, observando que a dificuldade de contratação já é uma realidade, e o aumento de recursos, tanto na infraestrutura quanto na habitação, intensifica essa preocupação. Com investimentos substanciais planejados nos próximos anos, especialmente nos setores de habitação e infraestrutura, espera-se uma pressão adicional sobre a mão de obra a partir do segundo semestre.

Empresas de Construção e a capacitação como prevenção

Antecipando esse cenário, as construtoras têm se preparado, capacitando seus funcionários, realizando contratações antecipadas, explorando a industrialização e promovendo a entrada de mais mulheres no setor. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o setor de construção encerrou novembro com 2,66 milhões de trabalhadores formalmente registrados, e Correia estima que esse número possa atingir 3 milhões entre o final deste ano e o início de 2025.

Ao fazer essa estimativa, o presidente da Cbic considerou o aumento de 30% nos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), previsto no orçamento de 2024, uma reserva de R$ 13,7 bilhões para a faixa 1 do programa habitacional Minha Casa Minha Vida, e os investimentos destinados às obras de infraestrutura do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

*Com informações do portal Money Times.

Saiba mais:

Emissões de CRIs e CRAs registram elevação no fim de 2023 com projeção de alta em 2024

Tendências na construção civil: Tecnologia e Sustentabilidade devem guiar mercado em 2024

Sair da versão mobile