Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, 90% das empresas possuem uma estrutura familiar e desempenham um papel relevante na economia, contribuindo com mais da metade do PIB. No último ano, essas empresas empregaram aproximadamente 24,52 milhões de pessoas, representando 75% da força de trabalho do país, um aumento de 1,4% em relação a 2021.
Quer receber os conteúdos da TrendsCE no seu smartphone?
Acesse o nosso Whatsapp e dê um oi para a gente
O movimento, que ganhou destaque em todo o país, busca implementar práticas de gestão empresarial no ambiente familiar, transformando a família em uma espécie de empresa bem-sucedida.
Nesse contexto, as missões para a nova jornada são registradas no papel ou no bloco de notas do celular, abrangendo diversas áreas como saúde, carreira, relacionamentos, investimentos e desenvolvimento pessoal. No entanto, todo planejamento é fundamentado nos valores e princípios que regem a vida de cada indivíduo, sendo recebidos e transmitidos pela unidade familiar.
O empresário Édem Davanzzo, co-fundador do movimento de empreendedorismo familiar “O Poder da Família” no Brasil e sócio da SME – The New Education, afirma que para quem quer investir nesse segmento é necessário colocar os Valores e Princípios em destaque antes de qualquer planejamento, definindo a base para todas as decisões e desafios enfrentados em conjunto.
Davanzzo elenca orientações para aqueles que têm como meta para 2024 o investimento na família:
1. Coloque os Valores e Princípios em destaque: Antes de qualquer planejamento, defina os valores e princípios que guiarão sua família, sendo a base para todas as decisões e desafios enfrentados em conjunto.
2. A Importância do Planejamento Familiar: Da mesma forma que nas empresas, o planejamento é vital para o sucesso da família. Estabeleça metas e estratégias para alcançá-las.
3. Habilidade para Solucionar Problemas: Encare os desafios como oportunidades de crescimento. Aplique técnicas de resolução de problemas do mundo dos negócios para fortalecer os laços familiares.
4. Empreendedorismo no Ambiente Familiar: Seguindo a visão de Édem Davanzzo, encare a família como uma empresa. Aplique técnicas de gestão empresarial em casa, incentivando a participação ativa de todos para atingir objetivos comuns.
5. Conexão com Propósito: Crie momentos significativos. Valorize o tempo em família, conectando-se de maneira autêntica. Viver junto não é suficiente; compartilhe experiências e aprendizados que fortaleçam os laços familiares.
Saiba mais:
Ministro do Empreendedorismo afirma que Desenrola para empresas deve sair até março